Escola Santa Terezinha coleta 382 litros de óleo de cozinha para reciclagem

30/10/2023 15:21

Neste mês de outubro ocorreu uma gincana ambiental na Escola de Ensino Fundamental Santa Terezinha, no bairro Universitário. Através desta iniciativa alunos e professores participaram uma competição de coleta do óleo de cozinha já utilizado para reciclagem em biodiesel, além de ações de educação ambiental.

Como resultado desta gincana foram coletados 382 litros de óleo de cozinha, com a participação de 22 turmas da escola, sendo premiados com uma bicicleta os dois alunos que mais trouxeram o óleo (Ensino Fundamental I e II); e as duas turmas com maior volume de coleta, com produtos Da Magrinha para os alunos e uma cesta de produtos Da Magrinha para o professor regente. Como forma de gratidão pelo apoio, todos os servidores da unidade escolar também receberam produtos Da Magrinha.

“Na prática, as crianças e adolescentes são sensibilizadas sócio ambientalmente, assim como toda a comunidade escolar e as famílias. Nosso objetivo é promover o desencadeamento de um movimento sustentável social participativo e de preservação ambiental local. Por isso, a escola continua tendo um ponto de coleta do óleo de cozinha”, comentou o organizador da gincana e representante do projeto Biodiesel nas Escolas, Thiago Martins.

Óleos de cozinha

Os óleos vegetais, como o óleo de cozinha para frituras, são grandes causadores de danos ao meio ambiente quando descartados de maneira incorreta, como no ralo da pia ou enterrados, aumentando custo do tratamento das águas, danificando o encanamento, poluindo as nascentes, os rios e o solo.

Neste sentido surgiu o projeto Biodiesel na Escola, que há 3 anos executa um programa de educação ambiental para crianças e adolescentes de Tijucas, promovendo atividades socioambientais sobre cidadania, biocombustíveis e sustentabilidade, integradas a uma campanha de coleta de óleo vegetal residual (óleo de fritura) para reciclagem e transformação em biodiesel.

“A construção da cidadania e a sensibilização ambiental, desde a infância, através da educação ambiental, podem contribuir para a melhoria na qualidade de vida futura de toda a comunidade, provendo gerações mais solidárias, conscientes e sustentáveis”, declarou a secretária de Educação de Tijucas, Fabrícia Matias.

Sobre o projeto

O projeto Biodiesel na Escola é realizado pela Associação Caminho das Águas, através do Fundo Especial para Infância e Adolescência (FIA), do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e através de parceria da Secretarias Municipais de Educação, Ação Social e Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas. Esta gincana contou com apoio da indústria Da Magrinha, por meio da Lei de Incentivo Fiscal e da empresa Anjos Terraplanagem, com a doação das bicicletas para premiação.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação