Escolas de Tijucas participam do Programa Saúde na Escola

06/06/2022 12:53

A Administração Municipal de Tijucas, por meio das secretarias de Saúde e Educação, está realizando o Programa Saúde na Escola (PSE) em unidades escolares da cidade. O programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Um exemplo das ações realizadas pelo programa aconteceu na última sexta-feira (03) na Escola de Ensino Básico Cruz e Souza. Na ocasião, os alunos puderam ouvir uma palestra sobre gravidez na adolescência e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ITS) com o Dr. Manoel Victor Ferreira Silva, médico da Unidade Básica de Saúde de Centro de Tijucas.

“Esse programa é de extrema importância para o nosso município. É através dele que levamos informações relevantes de saúde e prevenção às crianças, adolescentes e às suas famílias. Inclusive já fomos destaque devido às ações deste projeto, estando acima da médica estadual e nacional de cobertura no PSE”, afirma o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

Ações do PSE

•Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional/Alimentação saudável e prevenção da obesidade (crianças de 2 a 10 anos)
•Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional/Alimentação saudável no ensino Fundamental II
•Prevenção Álcool, Tabaco, Crack e outras Drogas
•Gravidez na Adolescência Direito Sexual/Reprodutivo e Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ITS)
•Verificação da situação Vacinal e avaliação antropométrica para acompanhamento da curva de crescimento das crianças de 2 a 10 anos
•Saúde Bucal e aplicação tópica de flúor
•Identificação de educandos com possíveis sinais de doenças em eliminação
•Promoção da saúde ocular e Identificação de educando com alterações
•Prevenção das Violências e dos Acidentes
•Promoção de Práticas Corporais da Atividade física e do Lazer
•Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com alterações
•Ações do Combate ao mosquito Dengue
•Prevenção da Covid-19 nas escolas
•Promoção cultura da Paz cidadania e direitos humanos

Escolas e Creches participantes

•CEI Maria Helena Machado;
•CEI Marco Aurélio de Oliveira;
•CEI Nair Ferreira;
•CEI Maria Zilda Peixer;
•CEI Mauri Afonso da Silva;
•E.E.F. Madre Sabina;
•E.E.F. Osmário Giacomossi;
•E.E.F Monsenhor Augusto Zuco;
•E.E.F João Caetano;
•E.E.B. Olivia Bastos;
•E.E.F. Dep. Walter Vicente Gomes;
•E.F. Mercedes Júlia Adão;
•E.E.F. Santa Terezinha;
•E.E.B. Alexandre Ternes;
•E.E.F. Ondina Maria Dias;
•E.E.B. Cruz e Souza e
•E.E.F. Brilho do Sol.

Sobre o PSE

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Saúde