Escolas são premiadas após concurso de faixas de conscientização e combate à violência

24/05/2021 15:35

Mariana Martins, aluna do 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Madre Sabina, aprendeu como se proteger e denunciar casos de violência na infância durante a programação da 16ª Semana de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes em Tijucas.

“Durante esta semana pude aprender como ocorrem os três tipos de violência contra crianças e adolescentes: física, psicológica e sexual. Eu gostei muito do trabalho que fizemos sobre este tema. Aprendemos que a violência na infância deixa marcas que duram para sempre”, destacou a aluna.

Assim como a Mariana, outros alunos das unidades de ensino de Tijucas (públicas e particulares) puderam participar da semana especial que elegeu na última sexta-feira (21) os vencedores do concurso de faixas de conscientização.

De acordo com a psicóloga do CREAS, Sara Rosa, o resultado do concurso foi muito produtivo e as escolas relataram grande apreciação tanto de educadores quanto de estudantes, inclusive com um retorno muito positivo dos pais de alunos.

“Todas as unidades que participaram da confecção da faixa receberam um certificado de participação e nosso grupo de avaliadores definiu os três trabalhos de destaque”, explica a psicóloga Sara.

Vencedores

Após a avaliação e a soma das notas de cada jurado, ficou definido os três melhores trabalhos, como descrito a seguir:

1° lugar: E.E.F. Walter Vicente Gomes com 158 pontos.
Prêmio: Liquidificador.

2° lugar: E.E.F. João Caetano com 156 pontos.
Prêmio: Edredom.

3° lugar: E.E.B. Dep. Valério Gomes com 155 pontos.
Prêmio: Manta.

A secretária de Ação Social e Direitos Humanos de Tijucas, Bianca B. Machado, foi pessoalmente entregar os certificados de participação, bem como os prêmios para os vencedores da competição de faixas.

Avaliação

Foram analisados quatro critérios para pontuação e escolha dos melhores trabalhos:

•Pertinência ao tema, com frase e desenho.
•Criatividade e originalidade.
•Respeito ao tamanho padrão: 3 a 6 metros de comprimento.
•Apresentação visual.

Uma comissão de avaliadores visitou pessoalmente o local onde as faixas estavam instaladas. A equipe contava com os seguintes representantes:

1 representante do CRAS;
1 representante do CREAS;
1 representante do Conselho Tutelar e
1 representante do Projeto Ciranda (Univali).

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Ação Social