Estudo de batimetria do Rio Tijucas é finalizado e entregue ao prefeito

17/09/2021 11:39

A empresa Globo Engenharia e Serviços Ltda. entregou ao prefeito de Tijucas nesta quinta-feira (16) a análise final do estudo de batimetria do Rio Tijucas. De acordo com o engenheiro Elizandro de Fáveri, responsável pelo estudo, o levantamento apurou informações de aproximadamente um quilômetro de extensão da boca da barra.

“Neste trecho pudemos verificar o tipo de solo existente, as granulometrias da areia encontrada e já fizemos uma sugestão de local de descarte do material caso seja esta a decisão do município ao dragar o leito do rio”, disse o engenheiro.
De posse do documento entregue ontem, o prefeito vai providenciar o estudo técnico ambiental destes dados e partir para a elaboração do EAS (Estudo Ambiental Simplificado) para que seja definida a melhor forma de desassoreamento do Rio Tijucas.

“São etapas que precisamos cumprir antes de realizar qualquer projeto ou investimento na nossa boca da barra. O importante é que estamos nos cercando de dados técnicos para que a obra atenda as normas ambientais e surta o efeito desejado que é a abertura do canal para entrada e saída de embarcações no nosso rio”, disse o prefeito.

A entrega do projeto também foi acompanhada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jean Carlos de Sieno dos Santos e pelo diretor de Desenvolvimento Econômico, William Clemes.

Texto e Fotos: Karina Peixoto Silva