Temporariamente indisponível
19/11/2024 19:31
Entre os dias 14 e 17 de novembro, o Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto, recebeu a exposição "O Rio e o Amor por Tijucas", que encantou a comunidade e destacou a rica cultura e história do município. A coleção reuniu peças de arte e artesanato inspiradas no Rio Tijucas e na história da família Gallotti, fundamentais para a formação e o desenvolvimento da cidade e da comunidade que se estabeleceu ao redor do rio.
A exposição fez uma homenagem à importância do Rio Tijucas, retratada através de luminárias feitas com madeira de rio, além de outros objetos artesanais criados com materiais abundantes na região, como a fibra de coqueiro e os troncos de goiabeira. Um dos destaques da mostra foi o uso da taboa, que também está presente no acabamento do jogo de sousplat, representando a conexão entre a natureza e a história local.
A religiosidade, profundamente enraizada em Tijucas, também teve seu espaço na coleção. Oratórios porta vela, além de colares de mesa e guardanapo inspirados no Divino Espírito Santo, foram expostos, trazendo à tona a fé e as tradições da cidade. Outro ponto de destaque foi o resgate da tradicional roupinha de batizado feita em tricô, uma releitura da vestimenta de batizado da Chiquinha Gallotti, ícone da história familiar e cultural tijucana.
"A exposição também trouxe à tona elementos lúdicos que fazem parte do imaginário local, como o Curió e o Dino, representados de maneira criativa em artesanato de pano e madeira. Esses ícones, tão queridos pelas crianças da cidade, foram recriados para encantar e resgatar memórias afetivas da população. A mostra, que atraiu um grande número de visitantes, já foi encerrada, mas deixou sua marca na memória de todos os que puderam prestigiar a beleza e a história de Tijucas", comentou a secretária de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas, Paula Regina da Silva.
Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação
© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil