Farmácias de Tijucas participam de reunião sobre plantões no município

08/11/2021 15:17

Representantes de farmácias plantonistas de Tijucas participaram de uma reunião na manhã desta segunda-feira (08) com o prefeito, Eloi Mariano Rocha e os vereadores Maickon Campos Sgrott (licenciado) e Leonel João David e ainda, com o fiscal de tributos da prefeitura, José Antônio Camargo.

O objetivo da reunião foi consultar os empresários sobre a possibilidade de ampliar o número de estabelecimentos em plantão, bem como o horário de fechamento das farmácias, conforme sugestão do vereador Maickon.

Durante o encontro as farmácias apresentaram diversos motivos que inviabilizam estas alterações, tendo entre eles, a questão da segurança e a baixa demanda depois das 22 horas. “Neste momento, a abertura de mais de uma farmácia no plantão ou a ampliação do horário não é vista como algo possível para nós, mas nada impede de revermos esse posicionamento futuramente”, disse Tatiana da Silva, proprietária de farmácia no bairro Praça.

Ainda durante a reunião os proprietários de farmácias sugeriram alterações na lei de plantões tirando o sobreaviso (número de celular de plantão após o horário) e a definição do horário de 23 horas para fechamento dos plantões.

“Nossa intenção era conhecer a realidade de vocês antes de sugerir qualquer mudança ao Executivo. Somos muito cobrados pela comunidade e precisamos dar resposta às pessoas. Diante do que foi exposto aqui hoje com certeza teremos como apresentar os argumentos das farmácias para manutenção do sistema que temos hoje”, disse o vereador Maickon.

Ao final da reunião o procurador do município, Edison Flores foi solicitado para elaborar o pedido de alterações na lei e remeter o mesmo à câmara de vereadores. Sendo aprovado, o município continuará com o esquema de escalas de plantão no munícipio durante todos os dias da semana, inclusive feriados e terá como horário de plantão das 20h às 23h e aos sábados, das 18h às 23h.

Texto e Foto: Karina Peixoto Silva