Fique atento às novas datas de vacinação contra o Coronavírus em Tijucas

30/04/2021 17:50

Tijucas recebeu da secretaria de Estado da Saúde nesta sexta-feira (30) uma nova remessa com apenas 80 doses da vacina CoronaVac para aplicação de segunda imunização. Como o número de doses recebidas é muito pequeno diante da quantidade de pessoas que já aguardam pela segunda dose, a secretaria municipal de Saúde teve que priorizar as pessoas que já receberam a primeira dose há mais tempo.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Idarlene Daroci, a vacinação de pessoas com 69 anos (que é a atual faixa em vacinação de segunda dose no município) começou pelas localidades do interior, será nestas localidades que estas doses serão aplicadas.

“Pessoas com 69 anos que moram em localidades como: Morretes, Santa Luzia, Sul do Rio, Timbé e Itinga aguardam pela segunda dose há mais tempo, por isso, vamos ter que aplicar a segunda dose primeiro lá e assim que recebermos mais doses vamos poder contemplar os demais. Vale ressaltar que nem mesmo nestas localidades vamos conseguir atender a todos já que a quantidade remetida pelo Estado é muito inferior à nossa demanda. Por isso, infelizmente, só nos resta aguardar”, diz a coordenadora.

Segundo ela, o prazo de imunização entre a primeira e segunda dose da CoronaVac continua sendo de até 28 dias, porém, o Ministério da Saúde tem garantido que a imunização será válida mesmo se acontecer fora deste prazo estipulado pela bula da vacina.

A previsão é de que novas remessas de CoronaVac sejam distribuídas na próxima segunda-feira pelo Estado. Caso Tijucas receba novas doses faremos a divulgação do calendário.

PRIMEIRA DOSE PARA PESSOAS COM 60 ANOS

Dando sequência ao cronograma de primeira dose, Tijucas fará a imunização de pessoas com 60 anos na próxima segunda-feira (03) com a chegada de novas doses da vacina AstraZeneca. A vacinação será feita no Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto, no loteamento Mata Atlântica, das 7h30 às 12h.

Para se vacinar basta apresentar documento de identidade com foto. Para a vacina AstraZeneca o tempo de aplicação da dose de reforço é maior, podendo ser feita no prazo de até 12 semana após a primeira dose.

Texto: Karina Peixoto Silva | Arte: Larissa Souza | Foto: Saúde