Formação continuada na educação municipal de Tijucas incentiva criatividade em meio à pandemia

13/05/2021 14:43

Teve início nesta semana mais uma etapa da Formação Continuada com professores da Rede Municipal de Ensino de Tijucas. A capacitação conta com a participação de todos os profissionais que atuam no município, desde auxiliares de sala e estagiários até a equipe administrativa.

As atividades estão sendo realizadas em forma de oficinas pautadas em diversos temas através de abordagens pedagógicas, históricas, inclusivas, culturais e de avaliação. Estas oficinas acontecem no Campus da Univali de Tijucas e são ministradas por profissionais da própria instituição.

Este ano os professores regentes do 1º Ano podem contar com uma capacitação diferenciada com a fonoaudióloga Estela Maris Ribeiro. A formação acontece em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Tijucas (ACIT) e aborda temáticas como: restruturação de rotinas, perspectiva humanizada, avaliação e atividades escolares.

Assuntos abordados

Nesta etapa os assuntos abordados são: os desafios da aprendizagem afetiva e as possibilidades de atividades a serem realizadas em tempos de pandemia; estabelecimento de parcerias com os pais de alunos; inclusão de alunos especiais; capacitação sobre o sistema Betha; planejamento de atividades, entre outros.

De acordo com a secretária de Educação, Deise Juliana Silveira, a capacitação é realizada em parceria com a Escola de Educação da Univali com objetivo de atualizar os professores, renovar práticas didáticas e prepará-los para os desafios enfrentados em sala de aula.

“As restrições trazidas pela Covid-19 fizeram com que a educação precisasse ser reestudada. Nesta formação buscamos dar ideias e exemplificar o que é possível fazer em tempos de pandemia. Procuramos estimular a criatividade dos nossos profissionais para que, mesmo neste momento de incertezas e de muitas perdas, a educação não seja tão gravemente afetada”, afirma a secretária.

Capacitação continua

Objetivando instruir todos os servidores da Educação de Tijucas, as capacitações não param por aqui. Os gestores escolares terão palestras especiais a partir do dia 26 de maio, no auditório da Univali Tijucas. Ao todo serão sete palestras voltadas apenas aos gestores, abordando vários tópicos do tema “Educação especial inclusiva”.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Larissa Souza