Grupo de mães de autistas de Tijucas ganha terreno para construção de futura associação

05/07/2021 12:26

Um grupo de mães de autistas do município de Tijucas esteve com o prefeito Eloi Mariano Rocha nesta segunda-feira (05) para tratar da formalização da associação e de um centro de atendimento aos autistas do município. O vereador Écio Hélio de Melo também participou da reunião, assim como as coordenadoras da educação de Tijucas, ligadas ao ensino especial no município, Maria de Fátima Rosa e Silvana Luiz Tomazi.

Esta é a segunda vez que o grupo se reúne na prefeitura. Na primeira ocasião, em 2019, o prefeito já havia cedido algumas salas no Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto para uso do grupo, porém, desde então, as mães estão no processo de formalização da associação, que ficou prejudicado com a pandemia.

“Já fizemos pedido de criação do CNPJ, porém, ainda não tivemos o processo concluído e sem isso não temos como formalizar a associação. Mesmo assim, gostaríamos de contar com o espaço já cedido pelo município para iniciar as atividades de reabilitação com os autistas de Tijucas”, disse Lucilene Campos que atua como presidente do grupo.

Na oportunidade a presidente da AMA Litoral, Cátia Franzoi, também presente na reunião, ofereceu apoio ao grupo de Tijucas no processo de regularização da associação e também disponibilizou um plano de trabalho para iniciar as atividades no município.

“Essa estrutura de que Tijucas precisa e que podemos montar com apoio da administração municipal, envolve uma equipe multidisciplinar com psicopedagogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e professores de música e de educação física. Tendo isso já conseguimos dar um bom suporte aos autistas e aos pais que requerem um acompanhamento constante e mais do que isso, precoce. Quanto mais cedo a criança é estimulada, melhores são suas condições de desenvolvimento”, disse Cátia.

Ao final da reunião o prefeito afirmou que recebendo o plano de trabalho vai se reunir com a secretaria de Educação para discutir a possibilidade de colocar as ações em prática.

“Além disso, fica autorizado o uso das salas do Centro de Eventos, depois que for finalizada a campanha de vacinação que acontece no local, e ainda, fica aqui também o compromisso desta administração com a doação de um terreno para construção de uma sede para a futura associação. Estas são algumas ações de imediato que podemos garantir neste momento e tenham a certeza de que a administração municipal tem total interesse nesta causa e por isso está à disposição para auxiliar no que for preciso”, disse o prefeito.

Texto e Fotos: Karina Peixoto Silva