Grupos da Terceira idade de Tijucas terão acesso a oficinas remotas

30/04/2021 16:48

No último ano, devido à pandemia de Covid-19, os idosos acabaram sendo impedidos de realizar muitas atividades por estarem incluídos no grupo de pessoas com maior risco de contaminação. Em Tijucas não foi diferente. A terceira idade está vivendo mais isolada e alguns dos idosos, inclusive, estão afastados da família. Isso vem desencadeando diversos problemas de saúde, como: ansiedade, depressão, síndrome do pânico, estresse, entre outros transtornos.

Pensando nisso, a Administração Municipal de Tijucas, por meio da secretaria de Ação Social e Direitos Humanos, dará início no mês de maio a oficinas remotas especiais para os grupos da terceira idade, que hoje totalizam 650 participantes, divididos em 22 grupos, por bairros da cidade. As oficinas remotas serão realizadas através de vídeos, que serão disponibilizados uma vez na semana, nas quartas-feiras, no período da manhã.

“A qualidade de vida no envelhecimento é fundamental. Para que isso ocorra, a adoção de hábitos saudáveis é essencial, como praticar atividades físicas, manter relacionamentos saudáveis, alimentar-se bem, controlar o estresse e dormir no mínimo 8 horas, além de realizar exames preventivos regulares. Nosso objetivo é trazer o bem-estar para a nossa população idosa e também preservar a interação social entre eles”, afirmou a secretária de Ação Social e Direitos Humanos de Tijucas, Bianca B. Machado.

Confira as oficinas oferecidas:

Especial dia das mães

Início: 05 de maio

Com a chegada do dia das mães, a voluntária Renata Luz irá ensinar uma deliciosa receita de bolo “Mãe benta”. A ideia é proporcionar a interação dos idosos com a família com apoio dos funcionários da secretaria de Ação Social. Após reproduzir a receita, quem quiser poderá enviar um pedaço do bolo para uma pessoa de quem sente saudades, como um filho ou um amigo. Os funcionários da secretaria farão a entrega da lembrança.

Lidando com a ansiedade na pandemia

Início: 12 de maio

A psicóloga Sara Rosa irá conversar sobre o atual momento de isolamento social e como se prevenir de transtornos como a ansiedade e a depressão. Serão disponibilizados alguns vídeos com técnicas para ajudar a controlar a ansiedade.

Colmeia crochê

Início: 19 de maio (1º oficina) e 26 de maio (2º oficina)

Oficina de artesanato dirigida pela voluntária Sônia Polidório, que disponibilizará vídeos ensinando trabalhos com crochê de forma terapêutica.

Aulas de alongamentos

Início: 02 de junho

A oficina tem por objetivo trabalhar tanto o aspecto físico como mental dos idosos através de aulas de alongamento online. As aulas irão contar com a ajuda de uma professora de Educação Física.

Minha receita favorita

Início: 09 de junho

Nessa oficina, os idosos poderão fazer a sua receita favorita e compartilhar com os demais. Toda semana uma pessoa poderá compartilhar a sua receita.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Ação Social pelo telefone (48) 3263-0150.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Ação Social