Informações sobre emissão de Identidade no “Dia do Bem”

11/10/2023 10:47

No próximo sábado, dia 14 de outubro, a população de Tijucas terá a oportunidade de participar do “Dia do Bem”. O evento é resultado de uma parceria entre a Administração Municipal de Tijucas, através da secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos e a Rádio Vale FM. A iniciativa também conta com a participação das demais secretarias municipais.

O "Dia do Bem" será realizado no Complexo Esportivo da Adec visando oferecer serviços gratuitos à comunidade. Um dos destaques da ação será a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O setor de identidade disponibilizará 50 atendimentos para este dia. É importante ressaltar que, nesta ocasião excepcional, será possível tirar a foto 3x4 necessária para a confecção do documento diretamente no local do evento.

CPF é necessário

Para aqueles que desejam aproveitar esta oportunidade, é crucial estar munido dos documentos exigidos para a emissão da identidade. Além da foto 3x4, é necessário apresentar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Para solicitar a confecção da CIN, menores de idade que ainda não possuam CPF devem realizar sua inscrição junto à Receita Federal Brasileira ou em instituições conveniadas, como cartórios, Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, antes de solicitar o RG. Já os maiores de idade sem CPF devem comparecer a uma unidade da Polícia Científica ou a um Posto de Atendimento conveniado mais próximo, portando a documentação requerida para a emissão da Carteira de Identidade.

Documentos essenciais para solteiros ou crianças

Os documentos aceitos para a solicitação da Carteira de Identidade Nacional incluem a Certidão de Nascimento ORIGINAL com CPF (conforme Provimento n. 63 do CNJ) ou cópia autenticada em cartório. Caso a certidão não contenha o CPF, é necessário apresentar também um documento oficial de identificação que contenha o número. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um dos pais, mãe ou responsável legal, portando um documento oficial com foto.

Documentos essenciais para casados, separados, divorciados ou viúvos

Certidão de Casamento ORIGINAL (com as devidas averbações) com CPF (conforme Provimento n. 63 do CNJ), ou cópia autenticada em cartório. Caso a certidão não informe o CPF, será necessário levar também um documento oficial de identificação contendo o número.

Documentos opcionais

É importante destacar que, além dos documentos obrigatórios para a emissão da Carteira de Identidade Nacional, o evento oferece a possibilidade de incluir em seu RG o número de diversos outros documentos, desde que se apresente a documentação comprobatória original ou cópia autenticada em cartório.

Entre os documentos que podem ser adicionados, estão o Número de Identificação Social (NIS), Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), inscrição no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), Cartão Nacional de Saúde, Título de Eleitor, Identidade profissional expedida por órgão ou entidade legalmente autorizados, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado Militar e Documento Nacional de Identidade (DNI).

Vale ressaltar que, em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos, a equipe organizadora do evento está à disposição para auxiliar. Você pode entrar em contato através do telefone (48) 3263-7407 ou enviar uma mensagem de texto pelo WhatsApp para o número (48) 99181-3892.

Texto e Arte: Patrícia Ferreira