Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Julho Verde: Profissionais da saúde recebem capacitação sobre câncer de cabeça e pescoço

13/07/2021 12:30

Integrando a programação do Julho Verde em Tijucas, foi realizada nesta terça-feira (13) uma capacitação sobre os principais tipos de câncer de cabeça e pescoço. Participaram do evento profissionais de saúde de Tijucas, Canelinha e São João Batista. A abertura contou com a presença do prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha e do secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula.

Na ocasião, médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos acompanharam a apresentação do médico especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Gustavo Philippi de Los Santos que falou sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço.

Na sequência, a doutora em Estomatologia Clínica, odontóloga Maria Inês Meurer falou sobre Tele-Estomatologia em Santa Catarina durante a Pandemia de COVID-19. 

“Precisamos exercitar este olhar diferenciado para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças de cabeça e pescoço. Por isso a importância de capacitações como esta, que orientam nossos profissionais para um trabalho conjunto, de uma percepção geral do paciente e possibilitando assim, o encaminhamento correto e preventivo para o especialista”, disse o secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula.

O prefeito agradeceu a presença de todos e reforçou a importância do evento. “O trabalho de vocês é essencial na comunidade e tem sido cada dia mais valorizado e bem avaliado. Desta forma, iniciativas como esta, de aprimoramento, de atualização e troca de experiências, são fundamentais para que nossa gente tenha um atendimento cada vez melhor na saúde. Por isso temos feito e continuaremos fazendo tudo que estiver ao nosso alcance para garantir esta qualidade”, disse o prefeito.

SOBRE O JULHO VERDE

Criada pela Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço, a campanha tem o objetivo principal de conscientizar as pessoas sobre o câncer nestes locais do corpo e a importância de se fazer a prevenção adequada, ficando atento aos sinais de alerta da doença. Em Tijucas, além deste seminário, a campanha conta com uma programação especial durante todo o mês, através da distribuição de panfletos informativos nas Unidades Básicas de Saúde do município.


Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza

 

 

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil