Temporariamente indisponível
20/11/2013 15:53
O deputado Rogério Peninha Mendonça e o prefeito Valério Tomazi se encontraram com o diretor de obras hídricas do Ministério da Integração Nacional, Aurivalter da Silva, nesta quarta-feira (20).
A reunião foi pautada pela construção dos molhes na foz do Rio Tijucas – uma obra reivindicada há anos pelas lideranças locais, e que agora começa a ganhar corpo.
Com custo estimado em R$ 40 milhões, os molhes darão nova vida àquele trecho do litoral catarinense. Além do desassoreamento natural do rio, a obra servirá para conter enchentes em toda a região e incrementará o turismo. A expectativa é que, com a volta da navegabilidade fluvial, turistas náuticos que costumam frequentar a costa sejam atraídos para Tijucas.
“Temos um projeto ousado, chamado de ‘Cidade do Mar’. Nosso plano é instalar marinas públicas e privadas, construir estaleiros, residências e empresas com acesso de lanchas, além de várias lojas ligadas ao setor”, adiantou o deputado Peninha. De acordo com o prefeito, há também a ideia de implantar uma Universidade Náutica no município.
“Com este investimento, a história da nossa cidade passará a ser dividida em duas: antes e depois dos molhes”, comemorou Tomazi.
Peninha quer incluir a construção dos molhes no PAC Contenção de Cheias, de forma a assegurar a liberação dos recursos federais para a execução da obra. Nesta quarta, ele e o prefeito entregaram nas mãos do diretor de obras hídricas, o Termo de Referência dos molhes. Após a análise técnica dos documentos, o deputado terá audiência com o Ministro da Integração Nacional para tratar do investimento.
(Texto e foto: Rafael Pezenti | Secretário Parlamentar - Deputado Federal Peninha | Foto Rio Tijucas: Arquivo Prefeitura de Tijucas)
© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil