Nota Hidrológica divulgada pela Defesa Civil alerta para possível inundação em Tijucas

17/11/2023 22:41

A Defesa Civil do Estado de Santa Catarina (DCSC) emitiu uma nota hidrológica às 19h desta sexta-feira (17) destacando a situação crítica da Barragem Sul, localizada em Ituporanga, devido ao significativo volume de chuvas ocorrido entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17). O reservatório atingiu a marca de 31 metros desencadeando o início do vertimento por volta das 17h20.

“Destacamos que a operação de vertimento é uma ação controlada e monitorada por uma equipe técnica especializada. A Defesa Civil assegura que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança da população e mitigar possíveis impactos decorrentes da elevação do nível da barragem”, explica Sheila Dias, coordenadora da Defesa Civil de Tijucas.

Os altos índices pluviométricos que assolam o Estado já provocaram alagamentos, enxurradas e inundações em várias regiões. A bacia do Rio Tijucas, na Grande Florianópolis, mais especificamente nos municípios de Nova Trento, São João Batista, Canelinha e Tijucas apresenta uma notável elevação, atingindo níveis de emergência para inundações.

O prefeito em exercício de Tijucas, Sérgio Fernandes Cardoso, reforçou a importância da população ficar atenta e seguir as orientações da Defesa Civil. “Estamos acompanhando de perto a evolução dessa situação delicada. A segurança da população é nossa prioridade absoluta. Recomendo que todos permaneçam vigilantes, sigam as instruções da Defesa Civil e, se necessário, busquem abrigo em locais seguros. Estamos mobilizando todos os recursos disponíveis para lidar com essa emergência e garantir a proteção de todos os cidadãos", afirmou Sérgio.

A Defesa Civil permanece em alerta máximo, monitorando continuamente as condições meteorológicas e os níveis dos rios e barragens. Recomenda-se que a população esteja atenta às atualizações e orientações fornecidas pelos órgãos de segurança e emergência.

Em caso de emergências acione o Corpo de Bombeiros pelo 193, ou a Defesa Civil pelos números:
•199
•(48) 3263-8159