Temporariamente indisponível
21/09/2026 16:24
Tijucas, 21 de setembro de 2026 – A Prefeitura de Tijucas participou, nesta segunda-feira (21), da inauguração da Sala Lilás, na Delegacia de Polícia Civil de Tijucas. O novo espaço foi estruturado para oferecer um ambiente mais reservado e adequado ao atendimento de mulheres e crianças vítimas de violência.
A solenidade reuniu representantes da Polícia Civil, Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário, Ministério Público, OAB, forças de segurança e instituições que integram a rede de proteção.
A Sala Lilás foi criada para proporcionar melhores condições durante o primeiro atendimento às vítimas, garantindo mais privacidade e segurança no momento de relatar situações de violência.
Em situações de vulnerabilidade, o atendimento inicial é uma etapa importante para o acolhimento e os encaminhamentos necessários. A estrutura busca oferecer um ambiente adequado para ouvir, orientar e encaminhar cada situação de forma individualizada.
A implantação do espaço amplia a estrutura disponível no município e fortalece a atuação conjunta das instituições envolvidas na proteção das vítimas.
O enfrentamento à violência contra mulheres, crianças e adolescentes exige a atuação integrada de diferentes áreas. Polícia Civil, Poder Público, Poder Judiciário, Ministério Público, saúde, assistência social, educação e demais serviços da rede têm papel fundamental no atendimento e nos encaminhamentos.
A iniciativa está alinhada às políticas de enfrentamento à violência contra a mulher e às diretrizes da Lei Maria da Penha e da Lei Federal nº 14.541/2023, que estabelece medidas relacionadas ao atendimento às mulheres vítimas de violência.
A Polícia Civil de Santa Catarina também desenvolve ações voltadas à qualificação do atendimento e da investigação de crimes praticados contra mulheres, entre elas o Programa Polícia Civil por Elas.
A cerimônia contou com a presença da Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil de Santa Catarina, Alessandra Colpani Rabello; da Delegada Patrícia Zimmermann D’Avila, coordenadora da Coordenadoria das DPCAMIs; do Delegado Marcio Ferreira Neves Filho, da DPCAMI; do prefeito Maickon Campos Sgrott; do vice-prefeito Rudnei de Amorim; da Procuradora Especial da Mulher e vereadora Nadir Amorim; do presidente da Câmara Municipal, Flávio Henrique de Souza; além de representantes do Judiciário, Ministério Público, OAB, forças de segurança e demais instituições.
Também participou da solenidade Anadir Gianesini, do Lions Clube de Tijucas, entidade que atua em ações de interesse comunitário. Registros oficiais do Lions identificam Gianesini como dirigente do Distrito LD-5 e vinculada ao Lions Clube de Tijucas.
Durante o evento, autoridades e representantes destacaram a importância da atuação conjunta entre as instituições para garantir atendimento adequado e encaminhamento às vítimas.
Ao final da solenidade, foi realizado o descerramento da placa de inauguração da Sala Lilás, seguido da apresentação do novo espaço aos participantes.
A implantação da Sala Lilás amplia a estrutura de atendimento disponível em Tijucas e reforça a articulação entre as instituições que integram a rede de proteção.
O novo espaço passa a oferecer melhores condições para o atendimento inicial, contribuindo para uma abordagem mais reservada e humanizada diante de situações de violência.
O quê: Sala Lilás
Local: Delegacia de Polícia Civil de Tijucas
Finalidade: Atendimento reservado a mulheres e crianças vítimas de violência
Inauguração: Segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Atuação: Atendimento e encaminhamento integrado com a rede de proteção
© 2026. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil