Operação em conjunto com o Procon fiscaliza máquinas de bronzeamento em Tijucas

24/06/2024 10:46

Na última semana aconteceu em Tijucas a "Operação Bronze", uma ação conjunta envolvendo autoridades sanitárias locais, policiais civis e o Procon municipal. O objetivo foi vistoriar estabelecimentos que oferecem serviços de bronzeamento artificial na cidade, em conformidade com a Resolução RDC nº 56/2009, que regula o uso de equipamentos de radiação ultravioleta para fins estéticos.

Esta foi a segunda ação realizada no município, sendo a primeira ocorrida em 2023. Além de Tijucas, a "Operação Bronze" foi simultaneamente realizada em outras 17 cidades catarinenses, coordenada pelo Procon Estadual em parceria com órgãos municipais de defesa do consumidor, Vigilância Sanitária e Polícia Civil.

Durante a operação na cidade, seis estabelecimentos foram inspecionados. Verificou-se que dois deles estão em conformidade com as normas para bronzeamento artificial, utilizando técnicas permitidas. No entanto, um estabelecimento clandestino foi identificado operando de maneira irregular.

Maria Edésia Vargas, diretora do Procon de Tijucas, enfatizou a importância de fiscalizações periódicas para garantir o cumprimento das normas estabelecidas. "As câmaras de bronzeamento baseadas na emissão de radiação ultravioleta são totalmente vedadas, pois essa exposição causa sérios prejuízos à saúde, como câncer de pele, envelhecimento precoce, queimaduras e lesões oculares. Somente com a fiscalização periódica estaremos assegurando a proteção da saúde pública", destacou a diretora.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação