Paradas Pedagógicas: Profissionais da educação infantil enriquecem experiências literárias

02/10/2023 10:34

Profissionais da Educação Infantil de Tijucas tiveram a oportunidade de enriquecer suas práticas pedagógicas durante três encontros marcantes no Casarão Galloti no mês de setembro, especificamente nos dias 19, 22, 26 e 27.

As oficinas, realizadas em parceria com a Casa Ação Cultural, proporcionaram momentos de imersão no universo da Literatura Infantil, inspirando educadores e coordenadores pedagógicos a aprimorar o cotidiano da Educação Infantil.

Nos encontros, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar histórias, contos e atividades lúdicas que estimulam a leitura e a imaginação das crianças de 0 a 3 anos. Os momentos de imersão na literatura foram enriquecedores e reacenderam a paixão dos profissionais da Educação Infantil pela arte de contar histórias.

Dando continuidade à essa experiência enriquecedora, a coordenadora pedagógica, professora Valquíria Pereira dos Santos, compartilhou suas experiências, com uma abordagem prática e inspiradora, ela destacou estratégias para a promoção da leitura e do desenvolvimento das habilidades linguísticas nas crianças mais jovens.

“Durante as oficinas, os participantes exploraram diversos recursos, desde livros ilustrados até o uso de tecnologias educacionais. A troca de ideias e a reflexão sobre as práticas pedagógicas no contexto da Literatura Infantil foram fundamentais para o enriquecimento profissional dos presentes”, explicou a coordenadora Valquíria.

Ao final das Paradas Pedagógicas, o sentimento era unânime: os profissionais da Educação Infantil saíram motivados e com um repertório ampliado para tornar o cotidiano das crianças de 0 a 3 anos ainda mais enriquecedor. A literatura infantil, como ferramenta pedagógica, ganhou destaque como um meio de estimular a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento cognitivo das crianças.

“As Paradas Pedagógicas foram um sucesso e um investimento no aprimoramento contínuo dos profissionais da Educação Infantil. Estas iniciativas promovem um ambiente propício para o crescimento e a evolução constante na importante tarefa de educar as crianças mais jovens, preparando-as para um futuro cheio de aprendizado e descobertas”, avaliou a secretária de Educação de Tijucas, Fabrícia Matias.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Educação