Temporariamente indisponível
10/08/2023 13:10
Os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que funciona na Escola José Higino da Silva, no bairro Santa Luzia, em de Tijucas, vivenciaram um momento prático de educação ambiental e cidadania.
Através de uma ação lúdica que transforma resíduos que iriam para o lixo em robôs de brinquedo, os participantes encontraram na reutilização de materiais uma maneira de combater a poluição e inspirar as crianças, adolescentes e suas famílias a olhar para o próprio lixo que produzem.
“A atividade, teórica e prática, visou promover conceitos de sustentabilidade e inclusão social, evidenciando aos participantes seus deveres e responsabilidades para com o meio ambiente, assim como o consumo consciente e a reciclagem”, explicou Bianca Luanda Menezes, coordenadora e assistente social do SCFV.
Para realizar a atividade as crianças e adolescentes utilizaram resíduos como papelão, papel, plástico e lixo doméstico, que se tornaram “Robôs Adoráveis”, fato que dá nome à oficina desenvolvida pela educadora e artista plástica, Mônica Turato.
“O contato dos jovens com os robôs desperta curiosidade e graça, além de facilitar o diálogo sobre os impactos que causamos no meio ambiente, alertando gerações sobre o futuro do Planeta e promovendo reflexões sobre mudança de hábitos e estilos de vida”, destaca a artista Mônica.
As ações de educação ambiental fazem parte do Projeto Plantando Inclusão, desenvolvido pela Associação Caminho das Águas através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Tijucas (CMDCA), em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos e de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente.
Texto: Patrícia Ferreira | Colaboração: Thiago Martins | Fotos: Divulgação
© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil