Pessoas com deficiência são tema de encontro em Tijucas

28/09/2021 8:58

Neste mês de setembro, mais especificamente, no dia 21, é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Em Tijucas, a secretaria de Ação Social e Direitos Humanos vai promover um encontro de mulheres nesta quarta-feira (29), na sede do CRAS, para tratar do tema. O encontro acontece mensalmente e nesta edição será voltado à apresentação de serviços e propostas de melhorias para os portadores de deficiências do município.

De acordo com a secretária de Ação Social de Tijucas, Bianca Bibiani Machado, a Lei Brasileira de Inclusão, em seu artigo quarto, afirma que toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. “Por isso estamos realizando este evento a fim de mostrar o que fazemos pelos deficientes que residem no município”, afirma a secretária.

Confira o que Tijucas oferece para os deficientes:

Serviços de atendimentos no CRAS

PAIF - O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

SCFV - O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. Atendimento inclusivo a crianças e adolescentes com deficiência de 6 a 15 anos.

Serviços de atendimento do CREAS

PAEFI – Serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos, é oferecido no Centro de Referência Especializado em Assistencia Social (CREAS) e tem como objetivo de acompanhar as famílias que sofreram algum tipo de violação de direitos. Um dos serviços prestados é Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias.

Serviços da Casa Lar

Família acolhedora – Programa de passagem temporária para crianças e adolescentes deficientes (PCD).

Direito ao trabalho

Sine – As empresas ofertam de 2 a 5% de vagas exclusivas para deficientes;

Profissionalização para o mercado de trabalho – Ofertado pelo Sine

Cursos – Cursos disponíveis em parceria das empresas com SENAI Tijucas para todos em geral, incluindo os PCD’s;
Jovem aprendiz - Grupo Jovem – encaminhamento ao primeiro emprego.

Direito a benefícios

Auxílio inclusão - Auxílio inclusão equivale a 50% do valor do BPC que é de um salário mínimo vigente, R$ 1.100. Portanto, o abono extra será de R$ 550 pagos a partir do momento que a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) for assinada.

BPC - O BPC/LOAS é um direito assegurado a toda pessoa idosa, acima de 65 anos, de baixa renda. Assim como aos portadores de deficiência de origem física, intelectual ou sensorial também de baixa renda e de qualquer idade.

Passe livre - O PASSE LIVRE é um benefício do Ministério da Infraestrutura que garante a pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, o acesso gratuito ao transporte interestadual, por rodovia, ferrovia e barco.

Acesso ao transporte - gratuito é assegurado pela legislação para pessoas portadoras de deficiência. O benefício tem validade em todo país, mas cada município tem suas próprias regras de regulamentação.

Projeto secretaria itinerante - Para gestantes, deficientes e idosos em vulnerabilidade social. O projeto deve levar assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e demais profissionais para os locais mais distantes da cidade, atuando na prestação de serviços que minimizem os impactos sociais sobre a população, bem como que auxilie na sobrevivência, assegurando provisões materiais a quem necessita.

Benefício tarifa social da água – O benefício visa universalizar o acesso a água tratada, através de uma tarifa acessível e justa a famílias com renda per capita inferior a meio salário mínimo e para pessoas com deficiência.

Benefício tarifa social de energia elétrica – Desconto na conta de luz destinado as famílias de baixa renda escrito no “baixa renda”.

Para mais informações, entrar em contato com a secretaria de Ação Social e Direitos Humanos pelo telefone (48) 3263-0150.

Texto: Karina Peixoto e Patrícia Ferreira | Imagem: Divulgação