“Plantando Inclusão” completa três anos promovendo experiências sensoriais entre crianças e natureza

24/05/2021 10:24

Nos últimos três anos, a Associação Caminho das Águas do Tijucas, financiada pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e com apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Tijucas (CMDCA) trabalha a educação ambiental com crianças da CEI Zilda Maria Peixer e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) por meio do projeto “Plantando Inclusão”.

“A convivência das crianças com a natureza é fundamental para que elas aprendam a conservá-la. A educação ambiental precisa, então, se materializar em elementos que integrem a vida dos pequenos desde suas primeiras experiências sensoriais”, explica Thiago Martins, assessor ambiental da Associação Caminho das Águas do Tijucas.

Neste período de pandemia, uma nova estratégia foi desenvolvida, através da criação de um site e da produção de vídeo aulas, que são compartilhadas pelo WhatsApp. Os idealizadores desenvolvem atividades online, além das aulas presenciais que proporcionam o contato das crianças com a terra e o cultivo de plantas.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Ângela Lopes Furtado, mais de 100 crianças de 2 a 5 anos participam do projeto em contextos relacionados ao meio ambiente, agroecologia e preservação ambiental.

“Através deste projeto são compartilhadas informações relacionadas à sustentabilidade, práticas agroecológicas, manutenção de horta pedagógica e o contato direto com plantas diversas, como hortaliças, verduras, legumes, flores e árvores”, destaca a diretora.

Mais informações pelo telefone (48) 3263-1133 ou pelo e-mail [email protected]. Você pode também acessar o site www.acatijucas.com e conhecer os projetos desenvolvidos pela associação.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: ACAT