Portfólio é implantado nas escolas municipais de Tijucas e trabalhado com alunos do pré-escolar

21/05/2021 16:11

Algo raro em outras redes municipais de ensino acaba de ser implantado em Tijucas. Desde abril deste ano, as crianças da Educação Infantil Pré-escolar das escolas municipais de Tijucas estão vivenciando uma nova forma de aprendizagem. Através de portfólios, as professoras conseguem avaliar e ter uma visão geral sobre os avanços, bem como observam o desenvolvimento deles.

“O portfólio é um guia, uma coleção de produções da criança. Com ele conseguimos verificar os avanços, os progressos e as dificuldades da criança, sendo um suporte de observação do desenvolvimento delas. Propiciando uma memória dos processos de ensino aprendizagem”, explica a coordenadora do Pré-escolar, Carla Bianca Azevedo.

Para organizar e planejar a utilização do portfólio, uma reunião entre a coordenação, as diretoras e as professoras que trabalham com alunos do pré-escolar ocorreu. Nesta reunião ficou definido que o portfólio será entregue para a família no final do ano letivo, para apreciação da trajetória de cada criança.

De acordo com a secretária de Educação de Tijucas, Deise Juliana Silveira, o método de ensino utilizando portfólio é mencionado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação. Ela cita o trecho e destaca sua importância.

“É preciso acompanhar o desenvolvimento das crianças, observando a trajetória de cada uma e de todo o grupo – suas conquistas, avanços, possibilidades e aprendizagens. Isso é feito por meio de registros em diferentes momentos, tanto pelos professores quanto pelas crianças, sendo que uma destas formas de registro é o portfólio”, ressalta Deise.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Educação