Prefeito de Tijucas autoriza contratação de novas câmeras de monitoramento para a cidade

22/09/2022 9:51

Em reunião com a Polícia Militar, Polícia Civil, Ditran e CDL de Tijucas nesta quarta-feira (21), o prefeito Eloi Mariano Rocha autorizou a contratação, por meio de comodato, de novas câmeras de monitoramento da cidade, no modelo OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres).

De acordo com o comandante da Polícia Militar, Major Eduardo Steil, as câmeras utilizadas atualmente estão obsoletas e podem ser substituídas por uma tecnologia superior. “Além de apresentarem maior qualidade nas imagens, as câmeras oferecidas atualmente nos fornecem um número maior de informações sobre todos que circulam na cidade, facilitando assim, nossas operações”, diz.

Também presentes na reunião, os delegados Alisson Rocha e Aderlan Camargo reforçaram a importância do sistema de monitoramento. “A presença destas câmeras reflete diretamente na redução da criminalidade do município. Hoje já temos um bom sistema, mas com ajuda das novas ferramentas de inteligência artificial, teremos um grande aliado para as nossas investigações”, diz Alisson.

O diretor da Ditran, Cláudio Peixoto afirma que nos próximos dias uma nova câmera será instalada no município em caráter experimental. “Já estamos buscando novas opções de monitoramento para a cidade e na próxima semana, inclusive, faremos um teste com um novo equipamento para verificar as funcionalidades oferecidas. Também vamos participar nesta sexta-feira (23) de um evento que apresentará as novidades tecnológicas para este setor. Nosso objetivo é buscar a melhor opção para o município, para as polícias, e assim, garantir mais segurança a todos”, disse.

O presidente da CDL, Daniel Luz, também colocou a associação à disposição do município. “Entendemos que os empresários podem participar deste movimento e podemos, até mesmo, criar um programa de apoio, através da cooperação entre poder público e iniciativa privada para que estas ações sejam ampliadas”, afirmou Daniel.

O prefeito concluiu autorizando a contratação de novas câmeras e sistema para os 26 pontos já monitorados. “O município vai continuar fornecendo este suporte às nossas polícias e tudo que for possível fazermos para ampliar este trabalho, será feito”, disse o prefeito. Na ocasião também foi autorizada a revisão do valor de repasse ao fundo da Rádio Patrulha (convênio estabelecido com o Governo do Estado, através da Polícia Militar, e que autoriza o município a prestar apoio financeiro às operações de policiamento ostensivo).

O vereador e tesoureiro do município, Claudemir Correia também participou da reunião, bem como o sargento Castro, da Polícia Militar.

Texto e Foto: Karina Peixoto Silva