Prefeito de Tijucas deve mobilizar prefeitos do Vale para um processo de regionalização da saúde

28/06/2021 10:47

Nesta segunda-feira (28) o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha e o secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula, receberam o presidente da CIR (Comissão Intergestora Regional de Saúde), Marcos Marcelino, que é também, secretário municipal de Saúde de Major Gercino.

Além deles, participaram da reunião, o médico regulador de Tijucas, Renato Ribeiro e os diretores do Hospital São José, de Tijucas, Jean Carlos dos Santos e Marcela Fontes Ferdinando.

O assunto principal do encontro foi a necessidade e o interesse por parte do hospital da ampliação de serviços oferecidos a Tijucas, com destaque para a implantação de sobreaviso de cirurgia geral. “Hoje já temos sobreaviso de cirurgias ortopédicas, mas temos capacidade e estrutura de realizar, também, cirurgias gerais. Por isso já mantivemos contato com empresas que podem nos oferecer os médicos plantonistas e temos interesse em avançar nestas tratativas”, disse a diretora clínica Marcela Fontes Ferdinando.

De acordo com o presidente da CIR, a iniciativa é de fundamental importância para atendimento de todo o Vale, e não somente para Tijucas. Porém, é preciso que os demais municípios participem efetivamente do processo.

“Hoje todos os municípios do Vale utilizam a estrutura do Hospital São José de Tijucas, mas a conta fica para o município. Precisamos contar com este auxílio e mais ainda, com aporte do Estado que também precisa nos dar esta condição já que também utiliza desta mesma estrutura para pacientes de outras regiões”, disse.

Além disso, ele também afirma que precisamos vocacionar os hospitais da região. “Temos que ter mais resolutividade, fazer andar as filas de espera por procedimentos diversos, e com isso, desafogar hospitais de referência, como o Regional, por exemplo, que todos os dias recebe pacientes nossos que, em situações de menor gravidade, poderiam ter seus casos resolvidos em Tijucas ou em outros hospitais da região”, afirmou.

Para isso será preciso rever os planos operativos dos hospitais do Vale, contar com a união dos prefeitos em questão e solicitar maior apoio ao Estado. Diante desta demanda, o prefeito de Tijucas já providenciou o agendamento de um encontro com estas autoridades a fim de discutir a regionalização dos processos de saúde do Vale do Rio Tijucas.

“Sou muito parceiro desta iniciativa e, inclusive, tenho buscado esta regionalização em todas as oportunidades que tive de discutir a saúde de nosso município e região. Espero contar com a compreensão e a colaboração de todos os amigos prefeitos de municípios vizinhos e ainda, do Estado, para que possamos avançar neste sentido”, afirmou o prefeito.

Texto e Foto: Karina Peixoto Silva