Prefeito de Tijucas pede que hospital atenda o Estado com mais leitos de retaguarda para Covid

03/03/2021 15:05

Em reunião nesta quarta-feira (03), o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, o vice-prefeito Sérgio Fernandes Cardoso e o secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula, discutiram com o hospital São José de Tijucas a possibilidade de atender ao pedido do Governo do Estado de Santa Catarina para aumentar o número de leitos de retaguarda para pacientes com Covid-19.

O pedido surgiu nesta terça-feira (02) durante reunião entre o Governo do Estado e prefeitos da região do Vale do Itajaí, realizada em Balneário Camboriú. Na ocasião, o chefe da Casa Civil, Eron Giordani citou o município de Tijucas como uma das cidades que poderiam ampliar sua atuação no atendimento aos pacientes que necessitam de UTI, utilizando o Hospital São José como retaguarda.

“O prefeito de Tiucas tem auxiliado na mediação de novos leitos na cidade, os quais também servirão para atender as demandas do Hospital Marieta Konder Bornhausen”, disse Eron.

De acordo com o diretor administrativo do hospital de Tijucas, Jean Carlos dos Santos, atualmente o hospital já disponibiliza leitos ao estado para este tipo de atendimento. “Vamos levar este pedido à nossa administração geral para estudar a viabilidade de ampliar o número de leitos, já que hoje já temos um pacto com o Estado que disponibiliza 20 leitos para pacientes positivos de Covid-19. Tudo pelo SUS”, disse.

Caso seja ampliado o número de leitos no hospital de Tijucas, a instituição fará novo pacto com o Estado e dará suporte aos pacientes que precisam aguardar por vagas de UTI na região, com destaque para o hospital Marieta, em Itajaí.

“Espero que o hospital consiga atender a esta demanda e assim, possamos ampliar o número de pessoas atendidas em nossa região. A situação é crítica e todos nós precisamos nos unir para buscar alternativas imediatas”, disse o prefeito de Tijucas.

RESPIRADORES EM TIJUCAS

Ainda durante a reunião, o diretor do hospital afirmou que a parceria com a Portobello continua e que o contrato feito pela empresa para locação de aparelhos respiradores está mantido, já tendo sido renovado por duas vezes durante a pandemia.

“Temos hoje 6 respiradores, sendo 4 locados pela Portobello e 2 de propriedade do hospital. Somos imensamente gratos por esta parceria, afinal, estes aparelhos e monitores têm sido muito utilizados e certamente ainda serão extremamente necessários nos próximos meses”, disse o diretor.

Também sobre o atendimento no hospital, o diretor adiantou ao prefeito que as reuniões técnicas do Comitê de Saúde (entre hospital e rede municipal de saúde de Tijucas) têm sido muito produtivas e demonstram excelentes perspectivas de melhoria no atendimento de toda a rede.

“De nossa parte, já estamos reformulando nossa emergência com a troca de 80% da equipe de recepcionistas. É uma forma de buscar um atendimento melhor e mais humanizado a todos que procuram por nossos serviços”, concluiu o diretor.

Texto e fotos: Karina Peixoto Silva