Prefeito envia projeto de lei à Câmara para repasse de R$ 300 mil ao Hospital de Tijucas

23/03/2021 9:42

Já está na Câmara de Vereadores de Tijucas para apreciação e votação o projeto de lei número 2396/2021, remetido pelo prefeito Eloi Mariano Rocha. Se for aprovado, o município fica autorizado a repassar em caráter emergencial, o valor de R$ 300 mil à Associação Congregação Santa Catarina, que é a entidade administradora do Hospital São José de Tijucas.

De acordo com o prefeito, os recursos serão destinados à manutenção dos serviços de urgência e emergência 24 horas do hospital, como forma de garantir os atendimentos relacionados à Covid-19 no município.

“A administração municipal já contribui financeiramente com o hospital todos os meses, porém, com o agravamento da pandemia em nosso município sentimos a necessidade de repassar mais recursos, em caráter emergencial. Estamos acompanhando as demandas de nossa saúde diariamente e temos feito tudo que está ao nosso alcance para dar condições de atendimento à nossa população. E não vamos parar por aí”, diz o prefeito.

SOLICITAÇÕES AO ESTADO

Nesta segunda-feira (22), em reunião com a direção do hospital e o secretário municipal de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula, o prefeito questionou mais uma vez sobre as demandas da instituição. “Estamos dispostos a investir mais no hospital, inclusive na oferta de equipamentos, caso seja necessário. Preciso saber do que mais necessitam e de que forma o município pode colaborar”, afirmou o prefeito.

De acordo com o diretor administrativo do hospital, Jean Carlos dos Santos, além de alguns medicamentos específicos, o hospital precisa de maior contribuição por parte do SUS para custeio dos pacientes que permanecem por mais tempo internados na unidade.

“Se conseguirmos melhorar esta diária já nos ajuda muito. Ao mesmo tempo, estamos com bastante dificuldade para contratar médicos e enfermeiros. Estão em falta. Há uma grande procura por estes profissionais em todo o estado e por isso a demanda tem sido maior do que a oferta no mercado de trabalho. Além disso, muitos estão afastados, outros preferem trabalhar na cidade onde moram ou conquistam salários maiores em outras regiões. Enfim, são vários fatores que dificultam esta contratação”, diz o diretor.

Para tratar deste e de outros assuntos, o prefeito de Tijucas agendou uma audiência na secretaria de Estado da Saúde para esta quarta-feira (24). O vice-prefeito, Sérgio Fernandes Cardoso, o diretor do hospital e o secretário municipal de Saúde também estarão presentes.

COVID EM NÚMEROS

No boletim divulgado nesta segunda-feira (22) o Hospital São José de Tijucas estava com 23 pacientes internados, sendo que 17 deles são moradores de Tijucas. Destes, 5 estão em ventilação mecânica aguardando por vagas de UTI em outros hospitais. Com isso, a taxa de ocupação do hospital ficou em 115%, tendo em vista que dos 23 leitos ocupados, apenas 20 seriam destinados exclusivamente aos pacientes com Covid-19.

No município, até o final da tarde de ontem tínhamos 124 pacientes ativos e 132 casos suspeitos.