Prefeito promove reunião com direção do Hospital para tratar do sistema de sobreaviso

06/10/2021 16:30

Nesta quarta-feira (06) o prefeito de Tijucas Eloi Mariano Rocha e o secretário municipal de Saúde Vilson José Porcíncula estiveram reunidos mais uma vez com a direção do Hospital São José de Tijucas para tratar de melhorias na rede de atendimento do município.

Estiveram presentes o diretor administrativo da unidade, Jean Carlos dos Santos e a diretora clínica, Marcela Fontes Ferdinando. Durante a reunião o hospital informou que além da especialidade de ortopedia, a qual é referência, a unidade também está com sistema de sobreaviso nas especialidades de bucomaxilo e anestesiologia.

“Nossa intenção é ampliar este atendimento de urgência incluindo a cirurgia geral, também em sistema de sobreaviso. Isso é o que pretendemos colocar em prática no ano que vem”, disse a diretora clínica do hospital.

Também durante a reunião a direção do hospital informou sobre a retomada das cirurgias eletivas. “O Estado quer agilizar estes procedimentos que ficaram represados durante a pandemia e por isso devemos realizar uma média de 50 cirurgias por mês”, afirmou o diretor administrativo.

Ainda durante o encontro o secretário municipal de Saúde falou sobre a importância de dar uma atenção especial às cirurgias ginecológicas que também estão com grande demanda no Estado.

“Temos hoje muitas mulheres aguardando por cirurgias e infelizmente o Estado não está dando conta de atender a toda essa demanda. Por isso precisamos encontrar uma alternativa urgente para atender estas pessoas”, disse o secretário.

Diante da necessidade urgente o prefeito solicitou ao hospital que analise a possibilidade de realizar um mutirão conjunto com a saúde municipal para por fim a esta lista de espera.

“É este tipo de parceria que precisamos ampliar cada vez mais. Se temos necessidade de cirurgias ginecológicas e o hospital tem condições de atender a maioria destes casos, vamos buscar uma forma de atender as mulheres do nosso município que esperam por estes procedimentos”, afirmou o prefeito.

A partir desta reunião, secretaria municipal de Saúde e hospital farão o levantamento de número de pacientes, tipos de cirurgia solicitadas e valores necessários para a execução dos procedimentos.

Texto e Fotos: Karina Peixoto Silva