Prefeito recebe apoio de empresários para desassoreamento do Rio Tijucas

17/08/2023 18:02

Empresários ligados à ACIT/CDL de Tijucas estão interessados em cooperar com o projeto de desassoreamento da boca da barra do Rio Tijucas. O tema foi tratado nesta quinta-feira (17) em reunião entre o prefeito Eloi Mariano Rocha e a diretoria das entidades.

De acordo com o presidente da ACIT, Alexsandro Bastos, a associação conta com uma câmara técnica de Trabalho sobre o Rio Tijucas, do qual fazem parte representantes dos setores público e privado. No caso dos empresários que integram a câmara, o objetivo é colaborar financeiramente com a obra na contratação de estudos e viabilização das licenças necessárias.

Segundo o prefeito, a administração municipal está em fase bem adiantada neste sentido e desde 2021 vem trabalhando na análise do rio com estudo de batimetria e demais exigências para realização de obras de desassoreamento.

“Já contratamos uma empresa especializada para analisar o calado do rio e para verificar a qualidade do material que será retirado na dragagem. Tudo isso faz parte do projeto de desassoreamento que estamos executando há mais de dois anos”, disse o prefeito.

Ele concluiu dizendo aos empresários que “a participação do setor privado é muito bem-vinda e mais do que isso, é crucial para que esta obra finalmente saia do papel. No que depender da administração municipal, somos parceiros e lutamos para que sejam executados, tanto o desassoreamento do rio como, a implantação dos molhes da boca da barra, que irão transformar completamente nossa cidade”, finalizou.

Aliado aos estudos que já estão em andamento por parte da prefeitura, o setor privado deve providenciar as demais análises e licenças necessárias e elaborarem ações em conjunto com o setor público para a viabilização da obra.

Também participaram da reunião, a presidente da CDL, Marlise Pacheco, os diretores Rogério de Souza e Luciene Jacomossi, a secretária executiva da ACIT e da CDL, Patricia Ramos Gasperini e a advogada da prefeitura, Anáxagora Alves Machado Rates, que tem experiência em direito ambiental e que também integra a câmara técnica como representante da administração municipal.

Texto e Foto: Karina Peixoto Silva