Prefeito sanciona lei instituindo a Semana Municipal do Trabalhador e Produtor Rural

18/08/2023 10:46

Uma nova lei foi sancionada pelo prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, nesta semana. A legislação institui a "Semana Municipal do Trabalhador e Produtor Rural", que busca honrar e reconhecer a contribuição vital dos trabalhadores e produtores rurais para a prosperidade da região. A semana especial será celebrada anualmente na primeira quinzena do mês de abril e incluirá uma série de eventos. O projeto de lei foi uma indicação do vereador Mauricio Poli.

Objetivo

O objetivo principal da iniciativa é conscientizar o trabalhador e produtor rural acerca da sua importância histórica para a cultura e tradição local, além de aprimorar as técnicas de agricultura, pecuária e afins.

A semana pretende também incentivar a preservação da natureza e desenvolver programas e ações que visem atender as necessidades dos agricultores nas áreas de educação, cultura, saúde, sustentabilidade e lazer.

A nova lei também procura criar um ambiente de interação entre os diferentes setores da sociedade, promovendo um melhor entendimento das complexidades e dos desafios enfrentados pelos trabalhadores e produtores rurais. Isso pode potencialmente levar a iniciativas conjuntas que beneficiem tanto a comunidade agrícola quanto a urbana.

Atividades especiais

Por meio das secretarias de Cultura, Juventude e Turismo, Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, em parceria com as demais secretarias do município, durante a Semana Municipal do Trabalhador e Produtor Rural, espera-se que a população local participe ativamente das atividades programadas, como palestras, seminários, simpósios, exposições culturais, artesanato, música, campanhas educativas, de prevenção, saúde e segurança, cursos, fóruns municipais, desfiles, procissões, apresentações, e outros eventos, seja de forma presencial e/ou com uso de mídias digitais.

“Com a aprovação desta lei, reafirmamos nosso compromisso com a valorização daqueles que trabalham incansavelmente para garantir o sustento da população e o desenvolvimento econômico. A Semana Municipal do Trabalhador e Produtor Rural é um tributo merecido a esses pilares essenciais da comunidade local, celebrando suas realizações e ressaltando a importância vital que eles desempenham na vida cotidiana de todos os cidadãos”, destacou o prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Larissa Souza