Temporariamente indisponível
8 horas atrás
A Prefeitura de Tijucas iniciou mais uma etapa do conjunto de obras de drenagem previstas para reduzir pontos de alagamento na cidade. Desta vez, o trabalho se concentra na região da rua Coleira, com a instalação de cerca de 24 galerias de concreto de grandes dimensões (2 x 3 metros), projetadas para interligar o escoamento da água ao Rio Santa Luzia.
A intervenção vai beneficiar diretamente a área da Praça e ruas do entorno, como Garça Dourada, Ciriema e adjacências — locais que, no início do ano, registraram problemas críticos durante o período de chuvas intensas. Na época, inspeções do prefeito e da equipe técnica identificaram pontos de obstrução total da galeria, o que impediu o escoamento da água e prolongou os alagamentos.
O serviço é executado pela empresa Raimondi, com recursos próprios do município. Ao todo, o contrato prevê a instalação de 150 galerias em diferentes pontos da cidade. A base da nova estrutura recebe camada de rachão para maior resistência e, após a conclusão da drenagem, a via será asfaltada.
A obra da Coleira complementa intervenções já realizadas nas ruas Biguá, Amazonas e Primor (incluindo dois cruzamentos), e faz parte de um planejamento maior que inclui a futura construção da galeria da Rua Barão do Rio Branco — investimento estimado em R$ 5 milhões — que também será conectada ao sistema de drenagem do Rio Tijucas.
De acordo com o prefeito, a iniciativa marca um avanço importante na infraestrutura de drenagem da cidade:
“São poucas as vezes na história do município em que se comprou, de uma só vez, 150 galerias desse porte. Estamos resolvendo gargalos antigos para que a água siga o caminho certo, protegendo a população e garantindo mais segurança para todos.”
© 2025. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil