Prefeitura determina ações para controlar o descarte de entulhos em áreas públicas do município

23/07/2021 11:36

Um dos principais problemas enfrentados atualmente pela administração municipal no que se refere à limpeza da cidade é a grande quantidade de entulhos descartados pela comunidade em diversos pontos do município.

Embora exista legislação específica regulamentando este descarte, que é de responsabilidade do morador, há muito desrespeito por parte das pessoas que diariamente descartam restos de construção, móveis velhos e outros resíduos em terrenos baldios ou áreas verdes do município. Diante disso, como forma de amenizar os prejuízos ambientais e manter a cidade organizada, a prefeitura efetua coleta destes entulhos ocasionando assim, um alto custo para o município com o serviço que é periódico.

“Todos os dias retiramos toneladas de entulho de vários pontos da cidade e no dia seguinte aquela mesma área que limpamos já está cheia de lixo novamente. Não há como dar conta desta forma”, diz o secretário de Obras, Transportes e Serviços Públicos, Vilson Natálio Silvino.

AÇÕES A SEREM EXECUTADAS

Pensando em resolver este problema o prefeito Eloi Mariano Rocha reuniu nesta sexta-feira (23) os setores de Obras, Comunicação, Educação, Engenharia Ambiental e Jurídico para tratar de um plano integrado de conscientização e combate a estas ações consideradas criminosas.

Durante a reunião, o grupo sugeriu diversas ações, entre elas:

- alteração na lei do município para aumento no valor da multa para quem for flagrado jogando entulhos em área pública;
- maior rigor na liberação de licenças para os construtores que agora precisarão entregar junto às demais documentações, o PGRSCC (Plano de gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil);
- levantamento de todas as áreas com maior incidência de descarte de entulhos para verificar a possibilidade de instalação de câmeras de monitoramento nestes pontos a fim de flagrar e autuar os infratores;
- campanha de conscientização nas escolas com palestras e visitas educativas em áreas com problemas de entulho;
- campanha de conscientização nas mídias da prefeitura pedindo apoio da comunidade no cuidado com a cidade;
- criação de um canal de denúncias específico para informação deste tipo de flagrantes.

Futuramente também deve ser implantado um cronograma para coleta destes resíduos, como acontece em outras cidades com o chamado ‘Dia do bota fora’.

“Acredito que com estas ações vamos, ao menos, amenizar este problema que tem se tornado cada dia maior na cidade. Não podemos conviver com esta falta de consciência das pessoas e também com o alto custo que temos mensalmente com esta coleta. Todos precisam colaborar e aqueles que estão em desacordo precisam ser penalizados”, diz o prefeito.

Texto: Karina Peixoto Silva | Foto: Larissa Souza e Secretaria de Obras