Prefeitura e Hospital definem novos passos para unificação dos atendimentos no município

14/10/2021 12:19

Em uma nova reunião entre administração municipal de Tijucas e Hospital São José realizada na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha e a direção da unidade hospitalar definiram novos passos para unificação dos atendimentos de urgência e emergência do município.

O encontro também contou com a presença dos vereadores Cláudio Oliveira (da Saúde), Nadir de Amorim (da Saúde) e Erivelto dos Santos (Danone). O secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula e o médico regulador do município, Renato de Abreu Ribeiro também estiveram presentes.

Durante o encontro o diretor administrativo do hospital, Jean Carlos dos Santos, apresentou os números de atendimentos realizados na unidade e também falou sobre as propostas de expansão para 2022.

Sobre o hospital

O Hospital São José de Tijucas é uma unidade privada filantrópica da Rede Santa Catarina que atualmente mantém o sistema de porta aberta, oferecendo atendimento adulto e pediátrico na urgência e emergência, e contando ainda, com sistema de sobreaviso nas especialidades de ortopedia, anestesiologia e cirurgias de buco-maxilo. Tem, ainda, estrutura de exames laboratoriais 24 horas, além de exames de tomografia e raio x também por 24 horas e em turnos específicos, exames de ultrassonografia. Segundo o diretor do hospital, em média 2,8 mil pessoas são atendidas por mês na emergência da unidade.

Projetos para 2022

Como forma de ampliar os atendimentos no município e evitar a transferência de casos menos graves a outros hospitais de Florianópolis, a direção pretende implantar o sobreaviso de cirurgia geral a partir do ano que vem. Também é intenção do hospital manter pelo menos dois médicos no sistema de 24 horas e ampliar o número de profissionais da unidade a partir da contratação de uma única empresa especializada neste segmento.

Protocolos unificados no município

Como a maioria das pessoas que buscam atendimento no PA 24 horas também procura o hospital e vice-versa, a preocupação dos vereadores e da administração municipal é de melhorar este fluxo. Durante a reunião, a diretora clínica do hospital, Marcela Ferdinando explicou sobre a classificação de risco na triagem da emergência e do tempo médio de espera do paciente de acordo com o seu grau de gravidade.

“Precisamos unificar estes protocolos e agilizar o atendimento dos pacientes. Por isso determino que nas próximas reuniões do Comitê de Saúde isso seja definido e posteriormente, amplamente divulgado à população”, disse o Prefeito.

Texto e Foto: Karina Peixoto Silva