Prefeitura e Portobello iniciam oficinas culturais no Jardim Progresso

22/08/2023 17:50

Nesta semana, moradores do loteamento Jardim Progresso começaram a participar de Oficinas Culturais na própria comunidade. A iniciativa é da Portobello, em parceria com a Prefeitura de Tijucas. O projeto, que envolve aulas de canto, violão e dança gaúcha, deve ser ampliado em breve com a construção de um centro cultural na comunidade.

Idealizado pela Portobello para ocorrer no Jardim Progresso, o local foi escolhido pelo histórico de desafios econômicos e sociais, visando proporcionar oportunidades de desenvolvimento artístico e pessoal para os moradores, especialmente crianças e jovens que muitas vezes não encontram maneiras de acessar estas atividades.

As oficinas de canto e violão estão sendo ministradas pela Associação Musical União Tijuquense (ASMUT), sob direção do maestro Joauro Santos. A iniciativa conta com o apoio das secretarias de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos, através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), bem como de Cultura, Juventude e Turismo, que trazem os professores para as oficinas no bairro, sendo uma extensão dos projetos já desenvolvidos pelas secretarias no Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto.

“O sucesso das primeiras aulas demonstra o anseio da comunidade por oportunidades de crescimento cultural e artístico. O projeto também é visto como uma forma de combater a exclusão social. Nossa visão é construir um ambiente inclusivo onde todos possam se sentir valorizados e inspirados. A cultura tem esse poder de unir as pessoas e fortalecer laços comunitários", comentou o maestro Joauro Santos.

De acordo com a Cerâmica Portobello o próximo passo é a construção da sede do Centro de Cultura e as tratativas já estão em estágio avançado. A expectativa tanto da Prefeitura quanto da Portobello é que, com o tempo, o projeto cresça e ofereça ainda mais oportunidades culturais para os moradores do Jardim Progresso.

“As Oficinas Culturais no Jardim Progresso estão apenas começando, mas já estão fazendo uma diferença significativa na vida dos participantes. Com a música e a dança como catalisadores, essa iniciativa comunitária promete trazer alegria, aprendizado e esperança para uma comunidade que há muito tempo anseia por essas oportunidades”, afirmou o prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação