Professores do Pré-escolar se reúnem para falar sobre musicalização infantil em Tijucas

24/08/2023 9:52

Profissionais da área da educação estão se reunindo nesta semana, entre os dias 22 e 25 de agosto, para discutir a importância da musicalização infantil e sua relação com as Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro pedagógico, acontece na sede da secretaria de Educação de Tijucas, reunindo professores do pré-escolar de diversas unidades escolares do município, com o objetivo de compartilhar ideias e experiências sobre como a música pode enriquecer o processo educacional das crianças.

Durante o evento, cada professor do pré-escolar presente tem a tarefa de trazer uma ideia inovadora relacionada à musicalização infantil. As apresentações são variadas, indo desde o uso de instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis até a integração da música com outras disciplinas, como matemática e ciências.

Um dos destaques do evento é a discussão sobre como a musicalização pode contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na BNCC. Através da música, as crianças podem explorar a criatividade, melhorar a coordenação motora, desenvolver a linguagem e compreender conceitos matemáticos, como ritmo e padrões.

De acordo com a coordenadora do Pré-escolar, Carla Bianca Z. Azevedo, a música é uma linguagem universal que pode ser usada para envolver as crianças em atividades educacionais de forma lúdica e divertida. A musicalização infantil é uma abordagem pedagógica que utiliza a música como ferramenta para o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais, sociais e motores.

“Estamos aqui para trocar ideias e aprender uns com os outros, buscando sempre o melhor para nossos alunos. O encontro proporciona um espaço valioso para a reflexão e o compartilhamento de práticas pedagógicas inovadoras, reforçando o compromisso dos educadores em oferecer uma educação de qualidade que atenda às diretrizes da BNCC e promova o desenvolvimento pleno das crianças desde os primeiros anos de vida. A musicalização infantil, sem dúvida, desempenha um papel fundamental nesse processo, enriquecendo a jornada educacional das crianças e preparando-as para um futuro brilhante”, comenta a coordenadora Carla Bianca.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação