Programa Família Acolhedora: saiba como participar

16/06/2021 10:57

Há mais de um ano, Tijucas conta com o serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Trata-se de um programa que consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social.

O objetivo é que esta criança, adolescente ou jovem, possa ser acolhida provisoriamente por uma família de apoio para receber a devida atenção e carinho enquanto aguarda pelo retorno à família biológica ou substituta. Tijucas também é um dos primeiros municípios catarinenses que incluem neste serviço o atendimento a pessoas com deficiência.

“Atualmente temos três famílias cadastradas e capacitadas para acolher. Ficamos muito felizes por poder oferecer este serviço no nosso município e assim, dar melhores condições de proteção às crianças e adolescentes e principalmente, aos deficientes físicos que aguardam pelo retorno às suas famílias ou ao encaminhamento para adoção”, afirma a secretária Bianca.

Quer participar do programa?

Se você pretende abrir seu lar e seu coração para realizar este tipo de trabalho em prol de quem precisa, procure a secretaria municipal de Ação Social e Direitos Humanos de Tijucas, localizada na Rua José Joaquim Santana, número 36, Bairro Universitário.

Para participar você deve cumprir os seguintes requisitos:

•Ter mais de 21 anos, sem restrição quanto ao sexo e estado civil;
•Pelo menos um membro da família deve trabalhar com renda mensal comprovado ou receber aposentadoria/BCP;
•Concordância de todos os membros da família;
•Disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor a crianças/adolescentes e adultos com deficiência;
•Apresentar parecer psicossocial favorável;
•Residir no mínimo há dois anos em Tijucas/SC e
•Estar disposto a cumprir o estatuto da criança e adolescente.

Mais informações pelo telefone (48) 3263-0150.

Texto: Karina Peixoto Silva e Patrícia Ferreira | Arte: Ação Social