Programa leva informações de saúde às escolas de Tijucas

26/09/2022 9:30

Identificar um possível abusador e saber o que fazer caso alguém da família esteja sofrendo algum tipo de violência é um dos assuntos abordados nas escolas de Tijucas através do Programa Saúde na Escola. A iniciativa ainda contempla temas como prevenção à saúde e higiene pessoal.

O PSE é um programa federal viabilizado pela administração municipal de Tijucas através das secretarias de Saúde e Educação e acontece nas unidades escolares do município através de palestras e atividades de conscientização.

“Já fomos destaque neste projeto, estando acima da média estadual e nacional de cobertura no PSE. É através deste programa que levamos informações relevantes de saúde e prevenção às crianças, aos adolescentes e às suas famílias. Por isso é de extrema importância”, afirma o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula.

Temas trabalhados neste ano:

Em 2022 foram realizadas as seguintes ações nas unidades:

1.Gravidez na Adolescência; violências sexual e doméstica com alunos do Fundamental II (12 a 15 anos);
2.Avaliação da acuidade visual em parceria com o Instituto de Olhos com alunos do 1º ano;
3.Sexualidade e prevenção ao estupro com alunos do fundamental I (4 a 10 anos);
4.Saúde bucal com alunos do Pré I e Pré II nos Centros de Educação Infantil do município (4 a 6 anos).

Sobre o PSE

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Texto: karina Peixoto Silva e Patrícia Ferreira | Fotos: Saúde