Programa Saúde na Escola reforça campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

04/05/2023 11:10

Maio é considerado o mês de conscientização, prevenção e combate ao abuso e a exploração de crianças e adolescentes. O mês é marcado com a temática, pois 18 de maio é o dia conhecido nacionalmente para realizar atividades em alusão ao combate de todo tipo de abuso aos menores.

Dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) revelam que no Brasil, a cada oito minutos uma criança é abusada sexualmente, 80% dos crimes ocorrem em ambiente familiar e apenas 2% dos delitos são denunciados.

Por isso, durante esse mês, o Programa Saúde na Escola, desenvolvido pela secretaria de Saúde de Tijucas, com apoio da secretaria municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali – campus Tijucas), estará realizando palestras para crianças de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das unidades de ensino.

“A escola é o ambiente que muitas crianças e adolescentes passam a maior parte do seu tempo, por isso, é fundamental que neste ambiente eles saibam identificar situações de risco e como denunciar casos de abuso e exploração sexual”, comenta a coordenadora do programa, Andrea Agripo.

Durante as palestras, são abordados temas como: o que é abuso e exploração sexual, como identificar situações de risco, como denunciar casos de violência sexual, e quais são os direitos das crianças e adolescentes.

Para denunciar

Para realizar denúncias, os principais meios são:
Disque 100 - Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast
190 - Polícia Militar
Conselho Tutelar da região - (48) 3263-4782
Página do Facebook: Tijucas no Combate à Violência

“Estas palestras também são uma oportunidade para os estudantes conversarem e tirarem dúvidas com os palestrantes. É importante que os eles saibam que não estão sozinhos, e que existem pessoas que podem ajudá-los em caso assim. A prevenção continua sendo a melhor forma de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, comenta a secretária de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos de Tijucas, Bianca Machado, parceira na ação.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Saúde