Projetos do FIA beneficiam mais de 7 mil crianças em Tijucas

03/03/2023 11:41

Com objetivo de incentivar crianças e adolescentes a desenvolverem novos talentos, todos os anos o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) aprova projetos a serem desenvolvidos em Tijucas, por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e oferecidos de forma gratuita para a comunidade.

Em 2023, 21 projetos já foram aprovados pela Administração Municipal e pelo conselho para serem executados. A ação deve beneficiar 7.245 mil crianças e adolescentes do município. De acordo com a presidente do CMDCA de Tijucas, Bianca B. Machado, os projetos receberão recursos por saldo remanescente e chancela.

“Estes recursos vêm das empresas instaladas no município que destinaram a restituição do imposto de renda diretamente às entidades aprovadas pelo conselho. O que nos deixa feliz é o sucesso da iniciativa em nosso município, que é referência no Estado e considerado modelo para muitas cidades”, comenta Bianca.

Assinatura de contratos

O prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha, assinou os contratos de cofinanciamento junto ao CMDCA de Tijucas nesta sexta-feira (03). Na ocasião ele destacou a importância dos projetos sociais como parte de um processo educativo.

“Os projetos sociais são planejados com base no comprometimento e na ética, pensando no desenvolvimento humano/social, por meio da igualdade de oportunidades e na valorização da vida. No que depender de nós, como administração, faremos tudo para que eles continuem mudando vidas”, afirmou o prefeito Eloi.

Os coordenadores de projeto – representantes das nove entidades organizadoras – agradeceram a administração municipal pelo apoio nas iniciativas. Todos elogiaram a atenção e o cuidado com os projetos financiados pelo FIA.

Confira quais projetos acontecem em 2023

1. Projeto Jovem Aprendiz Rural;
  2. Programa Educação Ambiental como Instrumento de Inclusão;
  3. Projeto Muay Thai Infanto Jovenil;
  4. Projeto Escolinha de Futebol Society
  5. Projeto Proerd e Protetores do Lar;
  6. Projeto Pesa Esportes Sociais;
  7. Programa Guerreiros da Paz (2 turmas);
  8. Projeto Arte Negra Capoeira Infanto Jovenil (2 turmas);
  9. Projeto Música e Vida;
  10. Campanha Música na Infância;
  11. Campanha Música na Escola;
  12. Projeto Point Combat Martial Corea;
  13. Projeto Hapkidô;
  14. Projeto Iniciação Taekwondo para a vida;
  15. Projeto Preparação para o Mercado de Trabalho;
  16. Projeto Cantar;
  17. Campanha Biodiesel nas Escolas;
  18. Centro de Equoterapia e
  19. Realiza Sonhos – Hidroterapia.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Karina Peixoto Silva