Próxima etapa de vacinação começa em Tijucas, com idosos entre 85 e 89 anos

26/02/2021 10:55

430 novas doses da vacina contra Covid-19 (CoronaVac) chegaram nesta sexta-feira (26) a Tijucas, dando início a mais uma etapa de vacinação. A Secretaria de Estado da Saúde já havia confirmado que o próximo público prioritário incluiria idosos entre 85 e 89 anos, de acordo com calendário estipulado pelo Ministério da Saúde. A equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) já iniciou a vacinação hoje mesmo, nas residências.

Para todos os idosos desta fase, a aplicação da vacina ocorrerá em domicílio. O responsável legal ou mesmo o próprio idoso deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde do seu bairro ou com o agente comunitário de saúde para agendar a aplicação da primeira dose de imunização. A secretaria municipal de Saúde de Tijucas objetiva imunizar 100% deste grupo, já mapeado pelo município.

“Um levantamento já foi realizado pela Vigilância Epidemiológica, com base no sistema de dados do município. Idosos que estejam há pouco tempo em Tijucas ou que não tenham participado de campanhas de vacinação anteriores aqui, devem procurar a UBS ou o agente comunitário do seu bairro para agendar a vacinação assim que a nova remessa chegar”, explica Idarleni Daroci, responsável pela Vigilância em Saúde de Tijucas.

Segunda dose

Também chegaram mais 200 doses para aplicação da segunda dose no público alvo que contempla idosos de 90 anos ou mais. Esta vacinação também acontecerá nas residências, nas pessoas que já haviam se cadastrado e receberam a primeira dose.

O secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula tranquiliza a comunidade. “Sabemos da ansiedade de todos por esta vacina, mas cada grupo precisa aguardar a chegada das novas remessas destinadas aos públicos específicos para a vacinação. Estamos nos esforçando para vacinar com agilidade cada público alvo, inclusive neste sábado (27) a equipe estará vacinando. Fiquem tranquilos que assim que chegarem mais remessas, faremos a divulgação e iniciaremos uma nova etapa”, explica.

Texto: Patrícia Ferreira e Karina Peixoto Silva | Foto: Saúde e Larissa Souza