Reunião avalia estratégias de combate à dengue em Tijucas

16/02/2024 10:16

Com o objetivo de discutir medidas preventivas e estratégias de combate à proliferação da dengue em Tijucas, ocorreu nesta quinta-feira (15) uma importante reunião. O encontro, que contou com representantes da Defesa Civil de Santa Catarina e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) regional, concentrou esforços para lidar com a atual situação epidemiológica, que apresenta um estágio mais avançado e grave que nos anos anteriores.

“Nós podemos planejar e pensar em estratégias de combate ao mosquito, mas infelizmente ficamos reféns da comunidade. Sem o apoio individual de cada um os números só tendem a aumentar. Já foram registrados 13.002 casos prováveis de dengue em 175 municípios catarinenses. Os dados mostram um aumento de 654,8% em relação ao mesmo período do ano passado e oito óbitos registrados”, destacou a gerente regional de saúde de Florianópolis, Fabiane Mendes de Melo.

Ainda segundo ela neste ano houve uma antecipação significativa no período de pico da doença. Enquanto tradicionalmente o maior número de casos era registrado em março, este ano, a incidência começou a crescer já em janeiro. Comparativamente, em janeiro de 2023, Tijucas registrou 12 casos positivos de dengue, número que saltou para 250 casos positivos em 2024.

A coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, Idarleni Daroci, enfatizou que cerca de 90% dos casos estão concentrados nos quintais das residências, ressaltando a importância da ação localizada. Entre as medidas anunciadas durante a reunião, destaca-se a ampliação do horário de atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Manoel Reis, de Areias, bairro que concentra o maior número de casos na cidade.

O secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula, enfatizou a importância dessas ações emergenciais para conter a disseminação da doença. “Tivemos um aumento de 300% no número de casos de dengue em Tijucas, antes do período de Carnaval. Por isso estamos organizando uma força tarefa para atendimento na atenção básica, ou seja, nas UBSs, evitando os atendimentos de emergência locais. Tivemos sete internações devido à dengue tipo C, um dos casos evoluiu para D”, destaca o secretário de Saúde Tem.

Campanha "Tijucas contra a Dengue"

Além das medidas práticas, a diretora de comunicação da prefeitura, Karina Peixoto Silva, destacou a campanha "Tijucas contra a dengue", lançada em janeiro para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. A campanha visa mobilizar a população repassando dados sobre a doença.

No plano de ação da Administração Municipal todos os setores estão envolvidos, com destaque para as secretarias de Saúde, Educação, Obras, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Fundação Municipal de Esportes (FME) e Comunicação, além da Defesa Civil municipal, SAMAE, bem como dos Bombeiros e da Polícia Militar.

Sintomas

Os sintomas da doença são: febre alta, dores nas articulações, dores atrás dos olhos e manchas na pele. O atendimento de saúde deve ser procurado para evitar que os casos não se agravem.

Denúncias

Para denunciar focos do mosquito entre em contato com a Vigilância pelo whatsapp, das 8h às 19h, através dos números (48) 3220-0702 ou 3263-4452.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Karina Peixoto Silva