Rio Tijucas será apresentado em Salão Náutico Italiano

27/09/2013

O Prefeito de Tijucas, Valério Tomazi e o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Cantalício Serpa, foram convidados para participar do 54º Salão Náutico Internacional que será realizado em Gênova, na Itália, na primeira semana de outubro deste ano.

Durante o evento, o Rio Tijucas será apresentado pelo Engenheiro Naval e Arquiteto italiano, Franco Gnesse.

O convite ao Prefeito e ao Secretário Municipal para prestigiarem o Salão Internacional partiu do Diretor-Geral do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, Pietro Celi, o qual destaca em seu ofício que durante o evento serão tratados assuntos relacionados à constituição do Pólo náutico Itália-Santa Catarina.

Esta parceria entre Brasil e Itália está sendo discutida desde maio deste ano quando da visita de Pietro Celi ao Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel. Na ocasião, durante encontro das autoridades no escritório da Presidência da República em São Paulo, foi assinado um memorando de entendimento para promover a indústria náutica brasileira.

Com a formalização do compromisso, o Ministério Italiano tem se aproximado cada vez mais do Brasil. Exemplo disso foi a realização do Seminário Náutico Santa Catarina - Itália e II Encontro de Negócios do Setor Náutico, realizado em Florianópolis no mês de junho deste ano.

Foi nesta ocasião que o município de Tijucas, representado pelo Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Cantalício Serpa, conseguiu estabelecer importantes contatos com as autoridades italianas.

Entre elas, estava o Engenheiro italiano Franco Gnesse que, ao conhecer a potencialidade náutica de Tijucas agendou visita ao Município, demonstrando ainda, interesse em apresentar o case no referido evento internacional.

O Prefeito de Tijucas não poderá prestigiar pessoalmente o evento, porém, se fará presente na defesa do engenheiro através de um vídeo organizado pela Diretoria de Integração e Comunicação Social da Prefeitura em conjunto com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

No audiovisual, que conta com legendas em inglês, o Prefeito se manifesta a respeito da importância do Rio Tijucas e do que representaria para a comunidade local e regional a consolidação de investimentos no nosso município.

"Estamos muito felizes pela oportunidade de levar o Município de Tijucas e mais especificamente, o nosso rio, ao conhecimento de um público tão seleto e relevante como este. Esperamos que este seja mais um fator de apoio e incentivo aos nossos projetos para o desenvolvimento de Tijucas a partir da valorização do nosso rio" - afirma o Prefeito.

.Prefeito durante a gravação do audiovisual

(Texto e fotos: Karina Peixoto)

SOBRE O SALÃO

O 54° Salão Náutico Internacional ocorrerá na sede histórica da cidade de Gênova, na Itália, com grandes novidades e parcerias importantes. Junto com as mais prestigiadas marcas internacionais de grandes iates e barcos de pequeno porte, este ano também lançará a carta para a próxima temporada de verão.

Com uma grande variedade de aparelhos, a exposição sem dúvida constitui o ponto de referência mundial para a indústria náutica e para todos os que praticam este esporte. Representa a perfeita combinação entre negócios, novidades, cultura marina, desporte e espetáculo.

Em 2012, foram 09 dias de manifestação com 900 expositores que expuseram 1.400 embarcações em uma superfície de 200.000m². O salão recebeu 178.000 visitantes e 2.000 jornalistas, entre eles estrangeiros de 32 países. Uma das formas de assegurar seu sucesso é observar que, em paralelo, ocorreram 88 eventos coligados.

(Fonte: Câmara Ítalo-brasileira de Comércio e Indústria)