Sábado (06) será dia de mega vacinação em Tijucas

05/05/2023 9:28

Com o compromisso de garantir a imunização do maior número possível de pessoas na vacinação contra a Influenza e outras enfermidades, a Secretaria de Saúde de Tijucas realiza neste sábado (06) o “Dia D” da Campanha de Vacinação. A comunidade poderá procurar as seguintes Salas de Vacina ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h, para receber atendimento:

• Centro de Especialidades Orlando Barreto – Centro
  • Dona Calina – Praça;
  • Renoldo João Rosa – Joáia;
  • José Manoel Reis – Areias e
  • Nilton Olinger – Campo Novo.

A programação conta com recreação infantil em todas as unidades, com cama elástica, tobogã inflável e/ou piscina de bolinha, além de pintura facial. A alegria estará garantida com a presença de personagens que irão transitar pelo menos uma hora em cada unidade, entregando balas e pirulitos.

Grupo prioritário (Influenza)

Confira a lista completa do grupo prioritário para receber a vacina contra a gripe:

• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes e puérperas;
  • Trabalhadores da educação;
  • Pessoas com comorbidades e deficiência permanente;
  • Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
  • Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema prisional.

Atualização da carteirinha

Para se vacinar, é recomendado que a pessoa leve documento de identidade com foto, carteira de vacinação (se tiver) e um documento que comprove situações como comorbidade ou deficiência permanente.

A coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, Idarleni Daroci, destaca que além da vacinação da gripe, as equipes estão orientadas a atualizar o cartão de vacina de quem procurar as unidades.

“Vamos aproveitar o Dia D para colocar a carteirinha de vacinação das pessoas em dia, inclusive as aptas em receber a dose bivalente contra Covid-19 – todas as pessoas acima de 18 anos. Elas também devem procurar as salas de vacina e garantir o esquema vacinal”, afirma a coordenadora Idarleni.

Sobre a vacina (Influenza)

A vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. O imunizante é seguro e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Devido a estas complicações, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber as doses.

O secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula, ressalta que a gripe pode levar ao óbito, e por isso todos precisam estar protegidos. “Em breve estaremos no inverno, que é a época mais suscetível para as doenças respiratórias, como a gripe. A vacina é a nossa aliada para impedir casos graves da doença. Se as pessoas não comparecem para serem vacinadas, corremos o risco de ter um surto de Influenza”, alertou o secretário Tem.

Unidades do interior

No próximo sábado (13), acontece um segundo “Dia D” da campanha, mas para as Unidades de Saúde das localidades de Morretes, Nova Descoberta, Sul do Rio, Santa Luzia, Timbé e Itinga. Os moradores do interior do município poderão procurar as UBSs das 08h às 16h para serem imunizados. No próximo sábado também haverá recreação para as crianças.

Saiba mais sobre a campanha contra influenza aqui

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza