Samae de Tijucas orienta consumidores a identificar vazamentos na rede

25/02/2021 15:56

O Samae de Tijucas está realizando uma campanha de conscientização sobre possíveis vazamentos na rede de água do município. Integrando o “Programa Água e Esgoto para todos”, o projeto visa uma melhor comunicação entre a autarquia e o consumidor.

Segundo o presidente do Samae, Luiz Rogério da Silva, muitas vezes a população está com vazamento nos encanamentos de casa e desconhece. “Uma fissura de dois milímetros no encanamento desperdiça 3,2 mil litros de água por dia. Por isso é preciso estar atento aos vazamentos de água em casa. A fatura de água pode vir alta por este motivo”, destaca Luiz Rogério.

Em casos de suspeita de vazamentos, basta fazer alguns testes. Eles podem ajudar a resolver o problema. Confira as dicas:

Válvula do vaso sanitário

•Jogue um pouco de pó de café ou cinzas no vaso sanitário;
•Se o pó se misturar com a água ao invés de se depositar no fundo, é sinal de que existe um vazamento na válvula de descarga ou na caixa do vaso sanitário.

Tubulação Interna Direto da Rede

•Feche o registro do cavalete;
•Abra uma torneira que utiliza água direto da rede e aguarde até a água parar de correr;
•Posicione um copo cheio de água na boca da torneira;
•Se a água do copo foi sugada pela torneira, você pode ter um vazamento na tubulação alimentada pela rede do Samae.

Tubulações Conectadas na Caixa d’água

•Feche todas as torneiras da casa e não use os sanitários durante o teste;
•Feche o registro de entrada da água na caixa;
•Faça uma marcação na caixa para indicar o nível de água;
•Aguarde uma hora e verifique o nível;
•Se constatar um nível inferior ao marcado, possivelmente existem vazamentos em algum sanitário ou alguma tubulação alimentada pela caixa d’água.

Texto: Patrícia Ferreira | Colaboração: Samae de Tijucas | Arte: Divulgação