Sancionada lei que institui Semana do Pescador em Tijucas

07/06/2021 15:11

Na manhã desta segunda-feira (07), o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, sancionou a lei que institui a Semana Municipal do Pescador, a ser comemorada anualmente entre os dias 23 e 29 de junho.

Após aprovação pela Câmara dos Vereadores, o projeto de autoria do vereador Ezequiel de Amorim, seguiu para o Poder Executivo e foi sancionado pelo prefeito, que tem grande afinidade com a pesca.

A nova lei, de número 2.836/2021, tem como principal objetivo conscientizar a comunidade acerca da importância histórica e cultural do pescador, sendo este um importante impulsionador da economia.

“Com esta lei pretendemos sensibilizar os diversos segmentos da sociedade sobre o papel e a importância do pescador para o desenvolvimento do município. Buscamos também desenvolver programas e ações que visem atender as necessidades dos pescadores em áreas como, educação, cultura, saúde, sustentabilidade e lazer”, afirmou o vereador Ezequiel de Amorim.

Com a aprovação da lei, pretende-se desenvolver várias atividades no município, como palestras, seminários, simpósios e campanhas educativas, de prevenção, saúde e segurança. Além disso, poderão ser realizados cursos, fóruns municipais, desfiles, procissões, apresentações e outros eventos relacionados ao pescador, seja de forma presencial ou remota, com uso de mídias digitais.

As atividades serão realizadas por meio da secretaria municipal de Cultura, Juventude e Turismo, integrada à secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, ainda em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Educação e outras afins.

“Como filho de pescador tenho muito orgulho desta profissão e sei da importância que ela tem para a sociedade. Por isso, nada mais justo do que ter uma semana dedicada a quem vive da pesca, como forma de homenagear e valorizar esta atividade tão especial”, afirma o prefeito Eloi Mariano Rocha.

Texto: Karina Peixoto Silva e Patrícia Ferreira | Fotos: Larissa Souza