Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Saúde de Tijucas adota procedimentos para reduzir o tempo de espera por exames no município

07/07/2021 12:15

Em reunião no gabinete do prefeito Eloi Mariano Rocha nesta quarta-feira (07), o secretário de Saúde Vilson José Porcíncula e parte da equipe da secretaria de saúde discutiram procedimentos a serem adotados pelo município para reduzir o tempo de espera dos pacientes cadastrados para realização de exames.

De acordo com a coordenadora de regulação da secretaria, enfermeira Lilian Poli Sgrott, a maior dificuldade do município ainda está no alto índice de faltas dos pacientes. “Infelizmente muitas pessoas, mesmo depois de confirmarem que vão comparecer para o exame agendado, acabam não comparecendo. Isto tira o lugar de outra pessoa que poderia fazer o exame agora e que por este motivo terá que esperar a liberação de uma nova vaga”, diz a coordenadora.

Pensando nisso será iniciada uma campanha de conscientização na comunidade a fim de orientar as pessoas sobre a importância de utilizar a vaga oferecida pelo município, seja para uma consulta médica, exame laboratorial ou qualquer outro procedimento disponibilizado pela Saúde.

“As pessoas precisam ter essa consciência. Hoje temos uma infinidade de exames contratados pelo município que são oferecidos gratuitamente aos pacientes, no entanto, muitos acabam ficando mais tempo esperando pelo procedimento justamente por conta destas ausências. Quando a pessoa nos confirma, temos que garantir a vaga. E quando mesmo depois disso, ela falta, temos que aguardar a abertura de nova vaga para podermos chamar o próximo paciente da fila. Trata-se de um transtorno e um atraso totalmente desnecessários”, diz o secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula.

RECADASTRAMENTO DE MORADORES

Outra medida importante que será tomada de imediato é a atualização de cadastros de todos os pacientes de Tijucas. Para isso, o trabalho dos agentes comunitários de saúde será fundamental. Para acelerar o processo, o prefeito autorizou a compra de tablets para uso dos agentes neste processo de recadastramento, que precisará ser feito casa a casa e em alguns casos, em forma de mutirões.

As recepções das unidades básicas de saúde também estarão com cadastramento aberto e todos os moradores de Tijucas poderão se recadastrar nos postos de saúde a qualquer tempo.

“Temos recursos, temos estrutura e precisamos agilizar o atendimento em nossas unidades. Quando se trata de saúde tudo é muito urgente e por isso temos que agilizar ao máximo os procedimentos que dependem de nossa equipe. Por outro lado, precisamos que a comunidade colabore tendo consciência de que ao faltar a alguma exame ou consulta está tirando o lugar de outra pessoa e atrasando seu próprio tratamento. Precisamos ter essa mão dupla para que o sistema funcione com eficiência”, afirma o prefeito.

EXAMES OFERECIDOS PELO MUNICÍPIO

Atualmente a secretaria municipal de Saúde de Tijucas oferece, exclusivamente pelo município, os exames de:

- Ultrassonografia;
- Endoscopia;
- Colonoscopia;
- Tomografia;
- Anátomopatológico;
- Ressonância magnética;
- Mamografia;
- Raio x e
- Exames de laboratório de análises clínicas.

Destes, somente os exames de ultrassonografia e ressonância magnética requerem maior tempo de espera já que a demanda é muito alta e o município depende de disponibilidade de vagas oferecidas pelas clínicas credenciadas. Os demais estão todos com cotas disponíveis e não levam muito tempo para serem realizados.

Texto e Foto: Karina Peixoto Silva

© 2021. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil