Saúde de Tijucas adquire dois novos equipamentos para Raio X Odontológico

20/07/2021 12:12

A partir de agora as unidades básicas de Saúde da Praça e de Areias contam com aparelhos de Raio X odontológicos próprios. Os novos equipamentos foram adquiridos pela administração municipal de Tijucas e entregues na manhã desta terça-feira (20) pelo prefeito Eloi Mariano Rocha e pelo vice-prefeito do município, Sérgio Fernandes Cardoso. Além dos novos equipamentos, também foram entregues três aventais radiológicos odontológicos com protetor da tireoide.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula, Tijucas realiza, em média, 2.500 exames de Raio X periapical por ano. “É um número bem expressivo e que só tem aumentado. Por isso a necessidade de contarmos com mais equipamentos distribuídos nas unidades onde a demanda pelos exames é maior”, explicou o secretário.

Os dois equipamentos de Raio X Odontológico são de Coluna Móvel modelo ION 70X de 70KV da PROCION – PERIAPICAL. Um deles será instalado na UBS Dona Calina (Praça) e o outro na UBS José Manoel Reis (Areias). Até então, o município contava com dois aparelhos de Raio X, os quais ficam no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), sendo um no consultório de endodontia (canal) e o outro no consultório de RX.

“Com certeza a aquisição destes dois novos equipamentos farão a diferença para agilizar os procedimentos. Vamos poder desafogar um pouco o atendimento no CEO para estes exames e os pacientes da Praça e de Areias não precisarão mais se deslocar até o Centro para fazerem as radiografias. Além disso, o dentista já pode fazer o exame durante a consulta e ter mais informações sobre a condição clínica do paciente em tempo real, até mesmo durante um procedimento”, acrescentou o secretário.

O prefeito Eloi Mariano Rocha aproveitou a ocasião para renovar seu compromisso com a saúde da população. “Trata-se de um investimento importante e que devemos fazer mais vezes. Precisamos equipar nossas unidades de saúde e trabalhar todos os dias para que o atendimento aos pacientes seja cada vez mais ágil e eficaz”, destacou o prefeito.

Texto: Karina Peixoto Silva e Patrícia Ferreira |Fotos: Larissa Souza