Saúde de Tijucas alerta para alto índice de faltas de pacientes às consultas e procedimentos

14/10/2021 9:26

A secretaria de Saúde de Tijucas oferece diversas especialidades médicas e oportuniza o acesso a inúmeros exames e procedimentos. No entanto, o índice de faltas de pacientes no município preocupa e ao mesmo tempo assusta.

Mesmo depois de confirmar, muitas pessoas ainda deixam de comparecer ao exame marcado ou à consulta que havia sido agendada. Somente no mês de setembro foram registradas 563 faltas.

Em alguns casos o número de pessoas que não comparecem é superior ao total de atendimentos disponibilizados para o referido procedimento. No caso da especialidade de urologia, por exemplo, em setembro, 26

pessoas passaram pelo atendimento médico, enquanto que 39 não compareceram. Na pediatria, somente neste mês, 456 crianças foram atendidas, enquanto que 199 não compareceram.

“As pessoas precisam se conscientizar. Hoje muitos acabam ficando mais tempo esperando pelo atendimento médico justamente por conta destas ausências. Quando a pessoa nos confirma, temos que garantir a vaga. E quando mesmo depois disso, ela falta, temos que aguardar a abertura de nova vaga para podermos chamar o próximo paciente da fila”, explica o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula.

Confira os números divulgados, por especialidade:

PSIQUIATRIA

ORTOPEDIA

Atendidos: 35
Faltantes: 23

“Temos uma grande preocupação com o atendimento prestado à nossa população e todos os dias buscamos intensificar as ações para melhorar a saúde do município. Por outro lado, precisamos que a comunidade colabore, respeitando tanto o trabalho dos profissionais de saúde quanto o direito dos demais pacientes que aguardam por um atendimento. Ao faltar, todos são prejudicados”, conclui o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza | Fotos: Karina Peix