Saúde de Tijucas divulga relatório com lista de espera zerada para diversos exames

16/03/2022 12:17

A secretaria municipal de Saúde de Tijucas divulgou nesta semana um relatório atualizado da lista de espera por exames e procedimentos no município. Exames como: ecocardiograma, colonoscopia, tomografia, ressonância, ultrasson ginecológico e mamografia estão com a fila zerada.

De acordo com dados do setor de regulação do município, em março de 2021 havia 5.158 pedidos de ultrassonografia. Hoje o mesmo procedimento conta com 812 pacientes aguardando na fila. Diversos outros exames que no mesmo período do ano passado passavam de 200 pessoas na fila, hoje já estão zerados e são realizados de acordo com o encaminhamento médico.

“Isto é resultado de um grande trabalho da nossa equipe de regulação e ao mesmo tempo, dos investimentos da Administração Municipal na aquisição de mais exames, no estabelecimento de convênios com mais clínicas para que os procedimentos aconteçam de forma mais rápida e aqui mesmo, no nosso município”, diz o secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula.

QUEM AINDA ESTÁ NA FILA

O setor de regulação explica que algumas pessoas ainda podem questionar se seu nome está na lista de espera ou por que ainda não foram chamadas. Neste caso, a orientação é procurar o Setor de Regulação da unidade básica de saúde onde o paciente foi atendido para verificar a sua situação específica.

“Infelizmente também vemos muitos casos em que a pessoa saiu da consulta com o pedido de exames mas não fez o agendamento, ou seja, levou o pedido médico para casa e acredita estar aguardando pelo exame, porém, seu pedido nem foi incluído no sistema”, explica o médico regulador Renato Abreu Ribeiro.

Portanto, se você tem dúvidas sobre os exames ou procedimentos que está aguardando para realizar, procure a UBS onde foi atendido e solicite informações no SETOR DE REGULAÇÃO da unidade.

As listas de espera por procedimentos tanto do município quanto do estado são públicas e podem ser acessadas pelo endereço: www.saudetijucas.sc.gov.br

Texto: Karina Peixoto Silva | Imagem: Reprodução internet