Saúde de Tijucas realiza Blitz Informativa sobre a campanha Setembro Amarelo

13/09/2023 14:35

Na próxima quarta-feira (20), a Administração Municipal de Tijucas, por meio da secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs I), vai realizar uma Blitz Informativa sobre a campanha Setembro Amarelo. A ação será realizada no semáforo da Av. Bayer Filho, próximo ao Posto Chiquinho, no Centro.

A equipe envolvida na blitz estará distribuindo material informativo sobre saúde mental e oferecendo informações sobre locais de apoio. Além disso, eles estarão disponíveis para ouvir e conversar com qualquer pessoa que deseje compartilhar suas preocupações ou experiências.

Tijucas se unirá à campanha global com o intuito de espalhar conscientização sobre a prevenção do suicídio e promover a importância do cuidado com a saúde mental, a iniciativa é uma demonstração de apoio a comunidade local.

“Esta blitz será uma oportunidade para a comunidade se unir e mostrar seu compromisso com a saúde mental. É um lembrete poderoso de que a prevenção do suicídio começa com a conscientização e o apoio mútuo”, afirmou o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

Se Precisar, Peça Ajuda!

No coração da Blitz Informativa está a frase marcante: Se precisar, peça ajuda! Essas palavras simples, mas profundas, servem como um chamado para que todos na comunidade estejam dispostos a estender a mão a quem precisa. A busca por apoio é uma etapa crucial no caminho da recuperação, e essa mensagem destaca que pedir ajuda é um ato de coragem, não de fraqueza.

“Sabemos da importância do tratamento no processo de auxílio aos pacientes depressivos ou com outros problemas que levam ao suicídio. Para auxiliar neste sentido existe o CAPs I no município, recém-inaugurado. Ali temos psicólogos e um psiquiatra à disposição da população, além de toda uma equipe especializada em um lugar próprio para este cuidado”, afirma a coordenadora de Atenção Básica de Tijucas, Cassiana Pirath.

Sobre a campanha

O Setembro Amarelo é um movimento que tem como objetivo principal abrir o diálogo sobre saúde mental e reduzir o estigma em torno do suicídio. A cor amarela simboliza a esperança e a luz que podem guiar aqueles que enfrentam dificuldades emocionais, lembrando-os de que nunca estão sozinhos em suas lutas.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Saúde