Saúde de Tijucas se mobiliza contra possível epidemia de dengue em 2024

19/12/2023 11:56

Na tarde desta segunda-feira (18) a secretaria municipal de Saúde de Tijucas, através da Vigilância em Saúde, promoveu uma reunião com diversos setores da administração municipal para criação de um comitê intersetorial para ações de controle do Aedes Aegypti.

O objetivo foi discutir a criação de estratégias emergenciais e de reforço no combate, prevenção e conscientização sobre a dengue no município. Representantes da Gerência Regional de Saúde também estiveram presentes e colaboraram com a discussão.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, Idarleni Daroci, as equipes de combate às endemias do município devem iniciar uma nova rotina de ações como forma de evitar uma possível epidemia da doença na cidade.

“Infelizmente temos registrado um crescimento considerável no número de casos de dengue em todo o estado e em Tijucas a realidade não é diferente. Além do mosquito da dengue, também temos a preocupação com o surgimento de casos de chikungunya. Por isso vamos realinhar nossas estratégias e pedir mais uma vez a colaboração da comunidade nos cuidados básicos em suas residências”, disse.

Entre as prioridades elencadas durante o encontro, estão: a manutenção dos trabalhos de limpeza da cidade; o cuidado preventivo dos moradores; o trabalho educativo nas escolas visando ações de prevenção e ainda, maior divulgação sobre a doença e as formas de combate ao mosquito.

As ações começam a ser colocadas em prática agora e devem ser reforçadas no mês de janeiro. Para denunciar focos do mosquito ou buscar alguma orientação específica sobre a dengue, entre em contato com a Vigilância pelo whatsapp, das 8h às 19h, através dos números (48) 3220-0702 ou 3263-4452.

Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Divulgação