Secretaria de Turismo de Tijucas conclui reconhecimento da rota ‘Caminhos de Santa Paulina’

06/04/2021 18:57

A Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas finalizou nesta semana o trabalho de reconhecimento do roteiro sagrado ‘Caminhos de Santa Paulina’ também denominado Amibilíssimo, em homenagem à Amábile Lúcia Visintainer, a Santa Paulina.

Ao todo, são mais de 60 quilômetros de um percurso repleto de belezas naturais que encanta milhares de peregrinos. Durante o trajeto, a equipe da secretaria avaliou diversos aspectos do caminho e identificou as necessidades de infraestrutura e sinalização de todo o trecho que passa pela localidade de Campo Novo, no interior de Tijucas.

Envolvendo as cidades de Camboriú, Tijucas, Canelinha e Nova Trento, o caminho já fomenta diversas atividades econômicas por toda a região, incluindo gastronomia, hospedagem e lazer. Os romeiros que percorrem o caminho cumprem o mesmo trajeto que a Santa Paulina cumpria com frequência, saindo do Vígolo, em Nova Trento e se dirigindo até a localidade dos Caetés, em Camboriú. Lá ela participava da Festa do Divino Espírito Santo, onde inclusive há registros de sua presença na inauguração de uma igreja no final do século XIX.

Dedicada e altruísta, Santa Paulina por inúmeras vezes realizou esse mesmo percurso de 63 quilômetros para visitar e cuidar de doentes, em uma inequívoca demonstração da sua fé e espírito fraternal.

“Conhecer e concluir todo o percurso feito por Santa Paulina é uma forma de estarmos em contato com a natureza, visto que o trajeto é realizado quase que exclusivamente por caminhos em meio à natureza na nossa magnífica Mata Atlântica. São locais exuberantes que fazem valer ainda mais a pena esta caminhada de fé”, diz a secretáriade Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas, Paula Regina da Silva.

Texto: Karina Peixoto Silva

Fotos: Turismo